scorecardresearch ghost pixel



Concurso Público – 5 motivos para tentar concurso em 2016

Separamos 5 motivos para você prestar um concurso público. Se preparar para um concurso não é uma tarefa fácil mas pode valer a pena.



Em tempos de crise, os governos contendo gastos, fechando vagas e diminuindo o número de concursos, existem ainda oportunidades. Mesmo para quem está se preparando, ou para quem vai começar os estudos agora. Existe uma expectativa que em 2016 cerca de 100 mil pessoas devem tomar posse em diferentes cargos públicos.

Isso mesmo com a extinção de algumas vagas. Novas vagas já foram abertas para o IBGE e INSS, um montante de 1.300 oportunidades. Ainda dentro da atual perspectiva há uma possibilidade de retração dos certames nos primeiros seis meses deste ano. Já nos segundo semestre existe uma ampla demanda de vagas que possivelmente serão preenchidas.

Passar em um processo seletivo de concurso público é o objetivo de muita gente. Isso acontece mesmo com pessoas que consideram realizados nos empregos que ocupam. Abaixo alguns motivos para essa justificativa:

  1. Fugir da crise

Uma das vantagens dos cargos públicos é o ponto de equilíbrio, a tão almejada estabilidade. Mesmo em tempos de corte de gastos.

  1. Adquirir novas experiências

Para quem deseja respirar novos ares, mudar de ambiente, concorrer a um concurso público se torna uma excelente oportunidade. Tendo em vista que na grande maioria dos concursos experiência não é primordial. Obviamente podem surgir alguns empecilhos para quem deseja algo novo, poderíamos salientar a exigência de uma formação específica dentro da área de atuação.

  1. Melhor qualidade de vida

Em boa parte dos cargos públicos, o servidor conta com salário interessante. Além de ter horários definidos e quase nunca fazer horas extras, diferente do que é praticado na iniciativa privada.

  1. Consciência coletiva

Há cargos públicos em que a consciência coletiva deve ser o fator principal. Como: Diplomacia, medicina, enfermagem, polícia, assistência social e outros. Esses cargos exigem do servidor público grande responsabilidade de cunho social. Coloca o profissional em linha direta com a comunidade. Nesses casos, os cargos requerem que o profissional se qualifique e tenha uma bagagem de estudo maior.

  1. Meritocracia

A meritocracia trate se do candidato não depender de indicações para galgar uma vaga. A admissão para o cargo público é feita através de concurso público. O único requisito é se dedicar para ser admitido no processo seletivo.

Veja mais algumas dicas no site Inscrição Concursos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário