Artigos

Aplicativos para ajudar a estudar para Concurso

Técnicas e aplicativos que vão além dos livros, apostilas e vídeo-aulas, auxiliando os concurseiros a alcançar melhores resultados.

Aplicativos para estudar para Concurso

Os desafios para quem se lança na jornada de concurseiro nunca acabam! Redução de vagas, aumento da concorrência, cansaço, motivação, enfim, uma série de fatores que, se o candidato não tiver muita força de vontade, acaba desistindo no meio do caminho!

Porém, o caminho não é pavimentado somente por espinhos! Felizmente, são lançadas ferramentas e técnicas que vão além dos materiais de estudo, trabalhando no candidato pontos como a organização do tempo e memorização. Confira alguns deles aqui, no Edital Concursos Brasil!

Easy Study

Aplicativo para orientar no controle das horas de estudo, utilizando a metodologia de ciclo de estudos. Nele, você indica quais matérias pretende estudar por dia e em qual dia da semana. A partir daí, o usuário insere as disciplinas pretendidas. Neste momento, o aplicativo “questiona” a quantidade de vezes em que a referida disciplina vai ser revista dentro de um ciclo.

Com o ciclo de estudos formulado, o usuário registra o tempo aplicado em cada matéria, manual ou automaticamente. O aplicativo também permite a visualização de gráficos em forma de pizza. A versão é gratuita e está disponível para smartphones. Quem tiver acesso à Apple Store, pode adquirir a versão PRO por USD2.99, a qual permite fixar metas de estudo.

Aprovado

Também voltado para o controle das horas de estudo, utilizando a metodologia do ciclo. O concurseiro cadastra as matérias, podendo inserir os detalhes do conteúdo de cada uma delas. Quando iniciar o estudo, o usuário aciona a função “Iniciar atividade”, registrando o tempo por meio do cronômetro ou de forma manual.

Assim como o Easy Study, também fornece gráficos em forma de pizza, permitindo a visualização do tempo aplicado em cada disciplina. Caso o usuário queira, é possível filtrar gráficos por dia, mês ou a amostragem de todas as matérias estudadas. O Aprovado está disponível para smartphones e versão Web, gratuitamente.

Para instalar acesse: Google Play e iTunes

iQuestões

Este aplicativo funciona como banco de 13.000 questões, tendo versões grátis e paga. O usuário tem como opções de busca por banca, nível de escolaridade, categoria, órgão e ano. Apesar de ter uma interface considerada antiga quando compara a outros aplicativos, tem a vantagem de não exigir conexão à internet para ser utilizado.

Para instalar acesse: Google Play e iTunes

Evernote

Este é um aplicativo de anotações, possibilitando que o usuário registre e organize as considerações feitas durante suas aulas, agrupando-as por tags, ou seja, o aluno pode acessar seu conteúdo sabendo onde encontra-lo. O Evernote possibilita que o concurseiro crie um sistema de cadernos, criando uma seção para cada matéria, marcando quais temas já foram estudados.

Offtime

Sabe quando você tenta manter o foco nos estudos, mas, de repente, pula a janelinha de notificação do Facebook ou do WhatsApp e, pronto, lá se vão preciosas horas perdidas? Pois bem, o Offtime bloqueia o acesso desses aplicativos pelo celular por um tempo determinado.

Para instalar acesse: Google Play e iTunes

Kindle

Leitor digital da Amazon e aplicativo de leitura, facilita o acesso aos e-books por encaixá-los ao tamanho da tela do celular. Também possui o recurso dos Flashcards, por meio do qual o usuário pode fazer anotações nos livros on-line acessados, facilitando quando é necessário buscar registros e fazer revisões.

Para instalar acesse: Google Play e iTunes

Anki

Sistema de memorização de conteúdo, utiliza os recursos de flashcards e Spaced Repetition System (Sistema de Memorização Espaçada). Resumidamente, o aplicativo usa a ferramenta de cartões agrupados em baralhos. Nos cartões, são registradas as perguntas de um lado e as respostas de outro.

O usuário pode criar seus próprios cartões ou usar arquivos criados por outros que utilizam o app. Na hora de estudar, o aluno lê a pergunta, formula a resposta mentalmente e, depois, confere se está correta.

O intervalo de tempo entre o acesso à pergunta e a conferência da resposta determinará o grau de dificuldade que o usuário teve para resolvê-la e o espaço de tempo em que vai demorar para rever aquela pergunta. Ou seja, se respondeu rápido, vai rever aquela pergunta em um período mais espaçado de tempo; caso contrário, vai revê-la em um tempo mais curto.

Pelo sistema de algoritmo, o Anki calcula o tempo considerado ideal para as revisões, interrompendo a curva do esquecimento. Outro recurso que pode ser utilizado pelo usuário é a inclusão de imagens, textos e áudio nos cartões, além de formas e tags. O aplicativo está disponível em versões web e para smartphones, sendo gratuitos para usuários do Google Play e pagos para Apple Store (USD24.00).

Comentários