scorecardresearch ghost pixel



Aplicativos para ajudar a estudar para Concurso

Técnicas e aplicativos que vão além dos livros, apostilas e vídeo-aulas, auxiliando os concurseiros a alcançar melhores resultados.



Os desafios para quem se lança na jornada de concurseiro nunca acabam! Redução de vagas, aumento da concorrência, cansaço, motivação, enfim, uma série de fatores que, se o candidato não tiver muita força de vontade, acaba desistindo no meio do caminho!

Porém, o caminho não é pavimentado somente por espinhos! Felizmente, são lançadas ferramentas e técnicas que vão além dos materiais de estudo, trabalhando no candidato pontos como a organização do tempo e memorização. Confira alguns deles aqui, no Edital Concursos Brasil!

Easy Study

Aplicativo para orientar no controle das horas de estudo, utilizando a metodologia de ciclo de estudos. Nele, você indica quais matérias pretende estudar por dia e em qual dia da semana. A partir daí, o usuário insere as disciplinas pretendidas. Neste momento, o aplicativo “questiona” a quantidade de vezes em que a referida disciplina vai ser revista dentro de um ciclo.

Com o ciclo de estudos formulado, o usuário registra o tempo aplicado em cada matéria, manual ou automaticamente. O aplicativo também permite a visualização de gráficos em forma de pizza. A versão é gratuita e está disponível para smartphones. Quem tiver acesso à Apple Store, pode adquirir a versão PRO por USD2.99, a qual permite fixar metas de estudo.

Aprovado

Também voltado para o controle das horas de estudo, utilizando a metodologia do ciclo. O concurseiro cadastra as matérias, podendo inserir os detalhes do conteúdo de cada uma delas. Quando iniciar o estudo, o usuário aciona a função “Iniciar atividade”, registrando o tempo por meio do cronômetro ou de forma manual.

Assim como o Easy Study, também fornece gráficos em forma de pizza, permitindo a visualização do tempo aplicado em cada disciplina. Caso o usuário queira, é possível filtrar gráficos por dia, mês ou a amostragem de todas as matérias estudadas. O Aprovado está disponível para smartphones e versão Web, gratuitamente.

Para instalar acesse: Google Play e iTunes

iQuestões

Este aplicativo funciona como banco de 13.000 questões, tendo versões grátis e paga. O usuário tem como opções de busca por banca, nível de escolaridade, categoria, órgão e ano. Apesar de ter uma interface considerada antiga quando compara a outros aplicativos, tem a vantagem de não exigir conexão à internet para ser utilizado.

Para instalar acesse: Google Play e iTunes

Evernote

Este é um aplicativo de anotações, possibilitando que o usuário registre e organize as considerações feitas durante suas aulas, agrupando-as por tags, ou seja, o aluno pode acessar seu conteúdo sabendo onde encontra-lo. O Evernote possibilita que o concurseiro crie um sistema de cadernos, criando uma seção para cada matéria, marcando quais temas já foram estudados.

Offtime

Sabe quando você tenta manter o foco nos estudos, mas, de repente, pula a janelinha de notificação do Facebook ou do WhatsApp e, pronto, lá se vão preciosas horas perdidas? Pois bem, o Offtime bloqueia o acesso desses aplicativos pelo celular por um tempo determinado.

Para instalar acesse: Google Play e iTunes

Kindle

Leitor digital da Amazon e aplicativo de leitura, facilita o acesso aos e-books por encaixá-los ao tamanho da tela do celular. Também possui o recurso dos Flashcards, por meio do qual o usuário pode fazer anotações nos livros on-line acessados, facilitando quando é necessário buscar registros e fazer revisões.

Para instalar acesse: Google Play e iTunes

Anki

Sistema de memorização de conteúdo, utiliza os recursos de flashcards e Spaced Repetition System (Sistema de Memorização Espaçada). Resumidamente, o aplicativo usa a ferramenta de cartões agrupados em baralhos. Nos cartões, são registradas as perguntas de um lado e as respostas de outro.

O usuário pode criar seus próprios cartões ou usar arquivos criados por outros que utilizam o app. Na hora de estudar, o aluno lê a pergunta, formula a resposta mentalmente e, depois, confere se está correta.

O intervalo de tempo entre o acesso à pergunta e a conferência da resposta determinará o grau de dificuldade que o usuário teve para resolvê-la e o espaço de tempo em que vai demorar para rever aquela pergunta. Ou seja, se respondeu rápido, vai rever aquela pergunta em um período mais espaçado de tempo; caso contrário, vai revê-la em um tempo mais curto.

Pelo sistema de algoritmo, o Anki calcula o tempo considerado ideal para as revisões, interrompendo a curva do esquecimento. Outro recurso que pode ser utilizado pelo usuário é a inclusão de imagens, textos e áudio nos cartões, além de formas e tags. O aplicativo está disponível em versões web e para smartphones, sendo gratuitos para usuários do Google Play e pagos para Apple Store (USD24.00).




Voltar ao topo

Deixe um comentário