scorecardresearch ghost pixel



Concurso ANP: Confira as últimas notícias e previsões para o concurso

Último edital foi lançado em 2016. Confira as últimas notícias e previsões, além de dicas e histórico do concurso.



Em períodos de crise, a busca por concursos públicos em razão de bons salários e estabilidade é cada vez maior. Isso, consequentemente, aumenta a demanda de candidatos por vaga.

Órgãos muito procurados por sua credibilidade, as agências reguladoras configuram verdadeiro objeto de desejo dos concurseiros, oferecendo cargos e remunerações estáveis e compatíveis com os objetivos de quem dedica horas de estudo.

Comece a estudar: Apostila preparatória para o Concurso ANP – Baseada nos últimos editais

Uma delas é a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A autarquia é responsável pela regulação das atividades integrantes das indústrias de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Brasil.

Concurso ANP –  2020

O último concurso da ANP foi homologado em 2016 e tem validade de um ano, com possível prorrogação por igual período. Ou seja, o certame expirou em 2018. Desse modo, há chances para a realização de um novo certame em 2020.

Além disso, em virtude de aposentadorias, esses órgãos sempre possuem necessidade de reoxigenação do quadro funcional. Fatores como este pode contribui diretamente para a realização do concurso ANP 2020.

Sobre a ANP

A ANP é uma autarquia federal e vincula-se ao Ministério de Minas e Energia. O órgão é responsável por executar atividades focadas em garantir a defesa do consumidor e abastecimento de combustíveis. Também porta informações e dados sobre a indústria de gás natural e petróleo, mantendo o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) atualizado. Além disso, promove estudos sobre o potencial de petróleo e desenvolvimento do setor.

Nesse sentido, a ANP busca pela consolidação de informações de mercados regulados, inovação, investimentos e formação profissional. Também recebe e publica descobertas, pesquisas sobre a qualidade de combustíveis, lubrificantes e preços. E divulga estatísticas sobre refino, produção e reservas.

Concurso ANP 2016

No início de 2017, a ANP anunciou, no Diário Oficial da União, a demissão de funcionários terceirizados para nomeação dos classificados no certame de 2016. Ao todo, foram 34 servidores da área de administrativa.

O concurso ANP 2016 foi organizado pela Cesgranrio, com 34 vagas distribuídas entre técnico administrativo e técnico em regulação de petróleo, derivados, álcool combustível e gás, com lotações em Brasília e Rio de Janeiro.

Ao técnico administrativo cabe a execução de atividades de cunho logístico e administrativo, de acordo com a função, dentro do que cabe legal e constitucionalmente às atribuições da agência.

Ao técnico em regulação do petróleo, derivados, álcool combustível e gás natural cabe a execução de apoio especializado à inspeção, fiscalização, regulação e controle da prospecção de petróleo, bem como comercialização, dentro outras funções.

Comece a estudar: Apostila preparatória para o Concurso ANP – Baseada nos últimos editais

As remunerações eram de R$ 6.334,52 para a primeira função e R$6.669,52 para a segunda, acrescida de benefícios. Os aprovados e nomeados estão sujeitos ao cumprimento de jornada de 40 horas semanais.

Provas do Concurso ANP 2016

A Cesgranrio executou duas etapas dentro do certame. Na primeira, os inscritos passaram pelas provas objetivas (cargos descritos abaixo) e, na segunda, pela prova discursiva (redação). Veja as disciplinas cobradas para cada cargo:

PROVA

DISCIPLINAS

Conhecimentos Básicos Língua Inglesa

Língua Portuguesa

Conhecimentos Gerais (Constituição, Direito Administrativo, Noções de estrutura e regulação da indústria petrolífera, Estrutura da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis)

Conhecimentos Específicos – Técnico Administrativo Noções de Arquivologia, Matemática, Noções de Administração de pessoal, material e serviços, Contabilidade pública
Conhecimentos Específicos – Técnico em regulação de petróleo, derivados, álcool combustível e gás natural Matemática, Noções de Direito Penal, Defesa da Concorrência e Políticas Pró-competitivas, Lei das Penalidades e processos administrativos

Acesse o link do edital: http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=anp0115

Dicas para passar no Concurso da ANP

Um dos principais itens a se considerar e se dar bem em um concurso é conhecer sua banca organizadora. O último certame para a ANP, por exemplo, foi organizado pela Cesgranrio.

A banca é comparada à FCC e costuma distribuir as questões por todos os itens do edital, exigindo o estudo completo do mesmo por parte dos candidatos. Tem enunciados mais extensos nas questões de múltipla escolha com cinco alternativas.

As provas de Português exigem interpretação de charges e artigos de jornais, principalmente naquelas que abordam temas da atualidade. Utiliza-se de gráficos e imagens em Matemática e Raciocínio Lógico.

Como cada questão ou disciplina pode apresentar pontuação diferente, é interessante que o candidato priorize aquelas que pesem mais. Assim, será possível ganhar vantagem nos temidos critérios de desempate.

Esta é uma parte que preocupa os concurseiros. No caso das provas da ANP, o primeiro critério é o fator idade (dando preferência aos maiores de 60 anos), seguido da maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos. Ou seja, mais um motivo para estudar bem todas as matérias.

Inscrições concurso ANP

Ainda não há previsão para realização concurso ANP 2020, tampouco abertura de inscrições. Caso aberto um novo certame, os cadastros dos interessados poderão ser feitos por meio do site da banca organizadora, assim como aconteceu no último edital.

Os interessados em ingressar para a instituição podem acessar o site da Cesgranrio e conferir o edital e anexos da seleção de 2015/2016. Além disso, continue acompanhando todas as novidades aqui pelo site do Edital Concursos Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário