scorecardresearch ghost pixel



Concurso Caixa: Confira as últimas notícias!

Concurso segue como um dos mais aguardados pelos concurseiros. Último certame foi realizado em 2014.



A carreira bancária sempre atraiu concurseiros de todo o Brasil em razão da estabilidade e bons salários, além da possibilidade de crescimento interno.

No entanto, a crise econômica levou instituições financeiras a cortar gastos com pessoal, instituindo programas de demissão voluntária ou remoções internas, não tendo concursos públicos como prioridade.

Comece a estudar: Apostila Apostila CAIXA – Técnico Bancário e Curso Online Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário

Uma dessas instituições é a Caixa Econômica Federal, seu último certame foi realizado em 2014 e, até então, segue sem previsão de novo edital. Porém, o mesmo segue em grande expectativa, visto a demanda necessária de pessoal.

Sobre a Caixa

Foi fundada em 1861, sob a alcunha de Caixa Econômica da Corte. Em 1931, passou a oferecer operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas, assumindo, três anos depois, exclusividade na oferta de empréstimos sob penhor.

Em 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e passou a ser a maior agente nacional de financiamento. Posteriormente, assumiu funções do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e as contas vinculadas ao FGTS.

Também é responsável pelas operações de jogos lotéricos brasileiros, além de promover patrocínios culturais e esportivos.

Histórico e quadro atual da Caixa

No mês de fevereiro de 2017, a Caixa abriu Programa de Demissão Voluntária (PDV) para até 10 mil servidores. Com cerca de 95 mil funcionários, o objetivo da instituição era poupar R$ 1,8 bilhão no ano de 2018. No entanto, apenas 4.645 colaboradores aderiram ao plano.

Outra polêmica envolvendo o banco foi a determinação judicial para contratação dos aprovados no concurso de 2014. O prazo de validade deste, que ia até junho de 2016, foi prorrogado por tempo indeterminado.

Além disso, a ação também pediu a proibição de concursos com exclusiva formação de cadastro de reserva, como vinha sendo praticado pela instituição. Dessa forma, o banco teve 90 dias para apresentar um levantamento do quadro de vagas para iniciar a convocação dos aprovados.

Cargos e salários Caixa

O último concurso promovido pela Caixa ofertou oportunidades para o cargo de técnico bancário. Com exigência de nível médio de escolaridade, o servidor tem direito à remuneração de R$ 2.932,32 (de acordo com o edital de 2014), incluindo salário base e benefícios.

Cabe ao técnico bancário, dentre outras funções, o andamento em documentos e processos em trâmite em sua unidade bancária, relatar e instruir processos operacionais e administrativos, prestar informações e atendimento ao público e executar atividades administrativas.

Concurso Caixa 2014

O certame trouxe vagas para formação de cadastro de reserva no cargo de técnico bancário. Ao todo, foram 30 mil candidatos habilitados. A banca organizadora do concurso foi o Cespe/Unb.

Comece a estudar: Apostila Apostila CAIXA – Técnico Bancário e Curso Online Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário

Os candidatos foram submetidos à realização de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira foi composta por 120 questões, sendo 36 para Conhecimentos Básicos, 14 para Língua Portuguesa e 70 para Conhecimentos Específicos.

Na prova objetiva, foram cobrados Língua Portuguesa, Legislação Específica, Matemática, Ética, Raciocínio Lógico, Atualidades, Conhecimentos Bancários, Atendimento e Tecnologia da Informação (para o cargo de TI), ao todo, foram 1.156.744 inscritos para todos os pólos.

Dicas para passar no concurso da Caixa

Um dos principais itens para se dar bem em um concurso é conhecer sua banca organizadora. Pela tradição, os três últimos certames para a caixa foram organizados pelo Cebraspe (antigo Cespe/Unb), portanto, há grandes chances ser escolhido novamente para o próximo.

A banca é tida como uma das mais difíceis pelos concurseiros e é conhecida pelas questões do tipo Certo ou Errado, com a temida característica de uma resposta errada anular uma certa. Para tentar “escapar” da armadilha, é melhor deixar a questão em que pairar a dúvida em branco, sem perder nem ganhar pontos.

Outro aspecto do Cebraspe é que as perguntas não são, estritamente, formuladas conforme a lei ou assunto. Normalmente, é cobrada do candidato uma certa interpretação sobre o tema, demandando maior preparo. Ou seja, não adianta decorar o conteúdo sem entendê-lo globalmente.

O conteúdo de Informática também merece um cuidado especial. A banca costuma cobrar os sistemas operacionais e Offices mais recentes, como o LibreOffice. Se o candidato não for muito habituado, é ideal que passe a utilizá-los para adquirir maior familiaridade pois, nas questões, é cobrada mais prática do que teoria decorada.

Além do conhecimento da banca, é importante atentar-se ao peso das matérias constantes do conteúdo programático. Na parte dos conhecimentos gerais, Língua Portuguesa concentra um terço dos pontos. Nos conhecimentos específicos, todas as matérias são, normalmente, cobradas nas provas, portanto, estude todo o conteúdo.

Uma parte que preocupa os candidatos são os critérios de desempate. No caso das provas da Caixa, o primeiro critério é o fator idade (dando preferência aos maiores de 60 anos), seguido da maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos. Ou seja, mais um motivo para estudar bem todas as matérias.

Concurso Caixa 2018

Em razão da decisão judicial que estipula a convocação dos aprovados no certame de 2014, a Caixa segue sem previsão para realizar um novo concurso. Em 2017, houveram dois processos seletivos para estagiários em níveis médio, técnico e superior.

No entanto, ainda não houve nenhuma manifestação sobre editais públicos. No entanto, fique atento às próximas informações sobre o Concurso Caixa.

As chances para um novo concurso da caixa em 2018 são grandes, uma vez que a necessidade de renovação do quadro de funcionários é alta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário