scorecardresearch ghost pixel



Concurso Câmara Federal – Confira as últimas notícias e previsões

Concurso já teve sanção presidencial e prevê contratações para técnico e analista legislativo, confira as últimas notícias sobre o concurso.



Concurseiros de todo o Brasil aguardam, ansiosos, pela divulgação do novo edital para a Câmara dos Deputados. A boa notícia é que a realização do certame já consta na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada por sanção presidencial.

Tanto o Senado quanto a Câmara Federal são órgãos autônomos, ou seja, não são afetados pela suspensão dos concursos federais anunciada no ano passado. Ambos constituem as carreiras mais sonhadas pelos aspirantes ao funcionalismo público.

Após ter edital publicado em 2017 e, em seguida, suspenso por denúncias de supostas irregularidades na escolha da banca organizadora, o certame foi retomado em maio do ano seguinte.

Novo processo licitatório foi aberto e, novamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) saiu como vencedora. A decisão foi unânime entre a comissão organizadora e, mediante a ratificação, o edital é esperado para junho de 2018.

Oportunidades e benefícios Concurso Câmara Federal

De acordo com informações da própria Câmara, divulgadas em 31 de dezembro de 2016, a Casa tem, atualmente, o deficit de 563 servidores, sendo a maioria na área de assistente administrativo, com vacância de 352 posições.

Comece a estudar: Apostila para Agente de Polícia Legislativa – Edição: Fevereiro/2014

Para o novo concurso, são previstas cerca de 86 oportunidades para técnico legislativo e analista legislativo (com exigência de nível médio e superior, respectivamente).

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos conforme descrito abaixo:

  • Técnico Legislativo – Médio:
    Técnico Legislativo, Técnico de Arquivo e Biblioteca, Secretário, Fotógrafo e Técnico em Manutenção e Operação de Equipamentos Audiovisuais, e Técnico de Enfermagem.
  • Técnico Legislativo – Superior:
    Técnico em Comunicação Social (Produtor de Multimídia, Publicitário, Jornalista, Relações Públicas), Pedagogo, Médico do Trabalho, Administrador, Arquivista, Contador, Bibliotecário, Economista, Arquiteto, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro (Eletricista e Civil), Médico ( Ambulatorial/Perito), Odontologista – Perito, Psicólogo (Clínico/Perito e Organizacional), Revisor de Texto, Analista de Sistemas (Áreas 1, 2, 3, Área 4) e Taquígrafo Especialista.
  • Consultor Legislativo – Superior:
    Educação, Constituição e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Finanças Públicas, Cultura e Desporto, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Regulação Econômica, Saúde, Redação Parlamentar e Tributação.
  • Agente de Polícia Legislativa – Médio
  • Inspetor de Polícia Legislativa – Superior
  • Procurador – Superior

Últimas provas Concurso Câmara Federal

A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi organizadora do concurso executado em 2007 para provimento de vagas nas áreas de Técnico (Assistente Administrativo) e Analista (Técnico em Material e Patrimônio, Informação Legislativa, Bibliotecário, Arquivista e Nutricionista).

De acordo com o cargo aplicado, os candidatos passaram por provas objetivas, discursivas, práticas e avaliação titular. Os conteúdos cobrados nas provas objetivas também variavam conforme a carreira pretendida.

A banca organizadora do último concurso, realizado em 2012, foi o Cespe/Unb, preenchendo vagas para Técnico e Analista Legislativos, com exigência de nível médio e superior de ensino, respectivamente.

Para todos os cargos, foram aplicadas provas objetivas. Os candidatos às atribuições de Analista – Taquígrafo foram e Técnico – Serviços Paramédicos foram submetidos a provas práticas de caráter eliminatório e classificatório. Médicos e Museólogos passaram por análise de títulos.

Edital: Edital nº 1, de 30 de Julho de 2012 – Concurso Câmara Federal

Edital: Edital Concurso Câmara Federal 2007

Concorrência e nomeações Concurso Câmara Federal

O concurso da Câmara é conhecido pelo número substancial de concorrentes, com 30.529 inscritos no certame de 2012, disputando o total de 138 vagas, o que exige muita preparação por parte do candidato.

Concorrência: Candidatos por Vaga Concurso Senado Federal

A expectativa é que, com a atual defasagem no quadro de servidores, a distribuição de vagas e convocações no próximo edital seja proporcional a demanda a ser atendida.

Como me preparar para o Câmara Federal?

Pelo exposto até aqui, já é possível perceber que a preparação para um concurso do porte da Câmara Federal precisa ser grande. Sair na frente em seu cronograma de estudos, antes do lançamento do edital, é primordial.

Até porque os prazos entre lançamento de edital, realização de provas e convocações é curto, portanto, acessar o conteúdo programático disponível nos links dos editais passados possibilita maior conhecimento acerca do conteúdo cobrado pela banca.

É importante considerar alguns fatores em sua preparação, como a quantidade de questões cobradas para Língua Portuguesa, a importância das provas discursivas como critério de desempate e o peso 2 das questões de Conhecimento Específico.

Confira mais dicas sobre como passar no Concurso CLDF aqui.

Concurso Câmara Federal 2018

Com aprovação por meio de sanção presidencial, o edital do Concurso CLDF chegou a ser publicado em 2017, com 86 vagas em cargos de níveis médio e superior. Porém, o certame foi anulado  por recomendação do Tribunal de Contas do DF (TC DF).

A determinação se deu em razão do processo de escolha da banca organizadora, então, a Fundação Carlos Chagas (FCC). Novo processo de seleção foi aberto, com classificação publicada em edição de 29 de março do Diário Oficial do DF.

Comece a estudar: Apostila para Agente de Polícia Legislativa – Edição: Fevereiro/2014

Entretanto,  mesmo com a suspensão, o quantitativo de vagas continua o mesmo, bem como os cargos e suas remunerações. A expectativa é de que o edital seja lançado, novamente, no primeiro semestre de 2018.

Sendo assim, comece já o seu preparatório, tendo em vista a alta concorrência e o nível de preparo dos candidatos que, comumente, disputam as tão sonhadas vagas nas carreiras mais desejadas do funcionalismo público brasileiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário