scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran RJ: Abertura de edital depende da Assembleia Legislativa

Segundo presidente do Detran, a aprovação do plano de cargos irá determinar a quantidade de vagas do concurso Detran RJ 2020.



Um dos Departamentos em que é esperado um certame em 2020 é o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran RJ). Em 2019, a Assessoria de Imprensa do órgão informou que os estudos para o próximo edital podem começar ainda em 2019.

O último concurso foi realizado em 2013 e teve validade de 2 anos, prorrogável por igual período. Portanto, encontra-se com a validade encerrada, corroborando a necessidade de nova seleção pública.

Apostilas preparatórias: Assistente Técnico Administrativo – Edição: Maio/2013Assistente Técnico de Identificação Civil – Edição: Maio/2013 e Assistente Técnico de Trânsito – Edição: Maio/2013

Concurso Detran RJ – 2020

Como não houve abertura de edital em 2019, a expectativa para 2020 é grande, haja visto que o último concurso foi realizado em 2013. Mas ao que tudo indica, as preparações já foram iniciadas e concurso Detran RJ 2020 deve ser autorizado em breve. Assim, é importante que os interessados em participarem do novo certame já iniciem sua rotina de estudos. Desta forma, estarão preparados para abertura.

Após tomar posse em janeiro de 2019, na gestão do governador Wilson Witzel, o presidente do Detran RJ, Luiz Carlos das Neves, expressou foco no público interno da instituição. A fim de garantir a valorizar, o presidente afirmou que pretende acabar com as indicações políticas no órgão. Além disso, pretende promover um programa de meritocracia e criar um novo plano de cargos e salários para os servidores.

Neves destaca que a realização do concurso Detran-RJ está na sua agenda. Segundo ele, poderá ocorrer após a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovar o novo plano de cargos dos servidores do Detran. “A aprovação do plano é que vai dizer o número de vagas que o concurso tem que ter. Como está suspenso qualquer concurso até o fim do Regime de Recuperação Fiscal, a gente fica, também, tranquilo quanto a isso”, revelou Neves.

O presidente do Detran também salientou que desde o começo do regime, surgiram 39 vagas. Destas, 34 são para nível médio e cinco para nível superior. “Mas, no total, nossos cargos vagos são 377, sendo 312 de nível médio e 65 de nível superior. Isso é dentro desse plano de cargos e salários antigo. Temos que fazer as coisas com muito cuidado, muito planejamento, para que possamos fazer um concurso”, disse

Concurso Detran RJ – 2013

O concurso de 2013 foi realizado pela CKM Serviços e ofertou 800 vagas para o quadro permanente do órgão. As oportunidades foram divididas entre as seguintes funções:

  • Assistente Técnico Administrativo
  • Assistente Técnico de Identificação Civil
  • Assistente Técnico de Informática
  • Assistente Técnico de Trânsito

Para todas a escolaridade mínima exigida foi ensino médio completo. Em cumprimento de jornadas de trabalho de 40 horas semanais, a remuneração inicial ofertada foi de R$ 1.550,01.

Os participantes foram selecionados mediante provas objetiva (contendo 50 questões, gerais e específicas) e discursiva (redação). Ambas tiveram caráter eliminatório e classificatório. Acesse todas as normativas do certame no Edital Nº 001/2013.

Concurso Detran RJ – 2011

Dois anos antes, em 2011, o Detran RJ anunciou a realização de concurso público para preenchimento de 96 oportunidades em cargos de número superior.

As vagas foram distribuídas entre as funções de administrador, analista contábil, analista de documentação, analista de gestão e planejamento, analista de gestão e trânsito, analista de identificação civil e analista de tecnologia da informação.

Na época, a remuneração ofertada foi de R$ 2.313,86, composta pelo salário base e auxílio-alimentação. Os candidatos aprovados cumprem jornada de trabalho de 40 horas semanais. Vale lembrar que as contratações foram realizadas sob regime estatutário.

O concurso recebeu 12.379 inscritos. Os candidatos aprovados foram convocados entre os meses de maio e agosto de 2012.

O certame teve validade de 12 meses com possibilidade de prorrogação única, por mais 12 meses. Como a homologação do resultado final saiu somente em 2012, a vigência estendeu-se até 2014.

Veja todas as informações a respeito do concurso Detran RJ 2011 acessando o edital.

Conteúdo programático concurso Detran RJ

Como dito anteriormente, um dos pontos que garante vantagem na busca por aprovação em qualquer concurso público é ter uma rotina de estudos e um cronograma definido com bastante antecedência.

Apostilas preparatórias: Assistente Técnico Administrativo – Edição: Maio/2013Assistente Técnico de Identificação Civil – Edição: Maio/2013Assistente Técnico de Trânsito – Edição: Maio/2013

Para isso, consulte as matérias cobradas no últimos editais para basear-se na hora de iniciar os estudos. Em 2011 o Detran RJ realizou certame para preenchimento de vagas de nível superior. Em 2013 as oportunidades foram destinadas a concorrentes de nível intermediário. Confira abaixo quais temas caíram em cada uma das provas:

Edital nº 001/2013 – nível médio

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol
  • Legislação de Trânsito
  • Noções de Informática

Além disso, todos os candidatos tiveram que responder a ainda sobre questões específicas sobre temas pertinentes a função pleiteada. Veja todos os detalhamentos do conteúdo específico no Anexo V do edital, disponível pelo link a seguir:  Anexo V – Edital Concurso Detran RJ – 2013

Edital n° 001/2011 – nível superior

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol
  • Matemática
  • Legislação de Trânsito
  • Conhecimentos Específicos

Inscrições concurso Detran RJ

Apesar de estar previsto para este ano, não há data prevista para publicação do edital do concurso Detran RJ 2020. No entanto, é possível adiantar que as inscrições serão abertas pouco tempo depois da publicação do documento com as regras da seleção.

Os candidatos poderão se inscrever no site da banca organizadora. Será necessário, ainda, quitar a taxa de participação, cujo valor será conhecido na ocasião da publicação do edital.

Apostilas preparatórias: Assistente Técnico Administrativo – Edição: Maio/2013Assistente Técnico de Identificação Civil – Edição: Maio/2013Assistente Técnico de Trânsito – Edição: Maio/2013




Voltar ao topo

Deixe um comentário