scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran SC: Últimas notícias sobre novo edital!

Órgão executou concurso pela última vez em 2011 e ofertou 55 vagas. Confira aqui as últimas notícias sobre o concurso do DETRAN SC 2020.



Em todo o Brasil, concursos para os Departamentos de Trânsito Estaduais são sempre procurados por oferecerem bons salários, possibilidade de progressão e carreira estável. Por isso são tão concorridos. Um dos órgãos para o qual se espera abertura de edital é o Detran de Santa Catarina (Detran SC), cujo último concurso foi feito em ainda em 2011, ou seja, há quase sete anos.

De maneira geral, o Detran é responsável pelo registro, licenciamento e emplacamento de veículos. Também é seu papel tratar do processo de formação de condutores, fiscalização em trânsito e assuntos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Santa Catarina, o órgão tem como missão contribuir para a preservação da vida, por meio de ações que garantam segurança no trânsito.

Concurso Detran SC – 2020

O Detran SC está há nove anos sem realizar concursos públicos. Dessa forma, há possibilidades de que o governo coloque a autorização do concurso em breve. Como não houve abertura de edital em 2019, a probabilidade de realização do concurso Detran SC 2020 aumenta consideravelmente.

O certame realizado em 2011 teve validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. O prazo já se encerrou, o que aumentam as chances de que um edital logo. No entanto, não há nenhum pronunciamento oficial sobre o tema. Aquele candidato interessado em ingressar na instituição pode começar a se preparar tomando como base o edital anterior. Assim, garantirá um bom resultado frente aos concorrentes.

Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais

Último concurso do Detran SC

O Detran SC realizou, em 2011, concurso para contratação de 55 novos técnicos administrativos, com lotação em Florianópolis. Aos aprovados foi prevista jornada de trabalho de 40h semanais, em regime estatuário. Os candidatos foram submetidos a provas de conhecimentos gerais (língua portuguesa, informática e atualidades) e específicos (Direito e Legislação), em um total de 50 questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

Dentre as atribuições da função de técnico administrativo estão: coordenar e executar trabalhos relacionados com a organização e atualização de arquivos e fichários, auxiliar na aquisição e suprimento de material permanente e de consumo, divulgação de editais e outras tarefas correlatas, redigir instruções, ordens de serviço, minutas de cartas, ofícios, memorandos e atos administrativos sobre assuntos do órgão, executar trabalhos referentes a registro, análise e controle de serviços contábeis e executar outras atividades compatíveis com o cargo.

Edital: Edital Concurso Público DETRAN SC Nº 001/SSP/2011

Como me preparar para o concurso do Detran SC?

Uma das melhores maneiras de começar a se preparar para o concurso do Detran SC é conhecer o conteúdo programático e o edital anterior. Assim, é possível resolver questões e realizar simulados com base no conteúdo previsto. O concurso de 2011 ofertou apenas oportunidades de nível médio e foi composto de questões dos seguintes temas:

  • Língua Portuguesa (10 questões)
  • Informática (5 questões)
  • Atualidades (5 questões)
  • Noções de Direito (15 questões)
  • Legislação Específica (15 questões)

Apesar de ter sido publicado há bastante tempo, estes temas são recorrentes em diversos concursos da área. Por isso, ainda são válidos como objeto de estudo, até o lançamento do edital com conteúdo programático. Os futuros candidatos podem ainda buscar por questões de Departamentos de Trânsito de outros estados, como Ceará e Maranhão.

Comece a estudar agora mesmo: Apostilas preparatórias para o Concurso do DETRAN – Baseadas nos últimos editais

Inscrições concurso Detran SC

Assim que autorizado, a comissão responsável pelo concurso Detran SC deverá ser escolhida. Após esta etapa, haverá a definição da empresa organizadora pelas fases de seleção. As inscrições deverão ser abertas em seguida, por meio do site da banca ou do próprio órgão. Como base no edital anterior e também nos certames de outros estados, os valores das taxas deverão ser entre R$ 50,00 e R$ 150,00. Candidatos de baixa renda, normalmente, podem solicitar a isenção dos valores, dentro dos dispositivos expostos no edital e no prazo estabelecido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário