scorecardresearch ghost pixel



Concurso Incra: TCU determina publicação de novo edital

Expectativa de novo edital em 2020 são grandes. Órgão não realiza seleções desde 2010.



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é um dos órgãos federais que necessitam de concursos públicos para a manutenção de seu quadro efetivo. Seu último certame foi realizado em 2010. Em publicação feita no Diário Oficial da União de 31 de janeiro de 2019, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Presidência da República, por meio da Casa Civil, em até 90 dias, deveria apresentar um plano de ação com metas de implementação de estratégias e ações com o objetivo de fortalecer o apoio do Governo Federal ao Incra.

Entre as ações estava a realização do concurso Incra 2019, “tendo em vista a natureza contínua e relevante dos serviços prestados”. Atualmente, o órgão não tem concurso válido, portanto, não pode fazer contratações efetivas. A falta de pessoal pode impactar diretamente na qualidade do trabalho desempenhado. Em maio de 2018 alguns órgãos enviaram solicitação ao Planejamento, entretanto, o instituto não divulgou se protocolou pedido de vagas.

Porém, aqueles que estão interessados em ingressar para a instituição podem começar os estudos o quanto antes. O material de estudo pode ser baseado nos concursos anteriores, em especial de 2010.

Concurso Incra 2020

Uma nova portaria foi divulgada dando autonomia ao presidente do Incra para a realização de novos certames. Com isso, a expectativa era de que um novo edital fosse liberado em 2019. Como não aconteceu, a previsão é que o concurso Incra 2020 tenha edital publicado em breve.

Em 2016, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, enviou solicitação de abertura do novo concurso ao extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Entretanto, não conseguiu o aval do governo.

A Portaria 137 foi divulgada no Diário Oficial da União, delegando que cabe ao presidente o Incra a competência de praticar atos de nomeação para provimento de cargos por meio da realização de concurso público. A decisão vigora desde 2019.

Assim, a expectativa é de que um novo edital seja liberado ainda esse ano, ofertando vagas para a contratação de técnicos extensionistas. Mesmo com as incertezas, para os candidatos que já começaram a se preparar para as futuras oportunidades, o ideal é fazer pesquisas das provas anteriores, mantendo o foco nos principais conteúdos exigidos, e, assim, adquirir um embasamento diferenciado para sair na frente de outros candidatos.

Edital concurso Incra

Embora ainda não tenha sido definida a data de publicação do edital concurso Incra 2020, o regulamento do certame anterior pode servir para a preparação antecipada do candidato. Geralmente os conteúdos cobrados são similares de um concurso para outro, mas é provável que outras temáticas sejam inseridas.

O nível de escolaridade exigido para cada cargo influencia nessa definição. Para os candidatos de ensino superior, por exemplo, foram cobradas, no último processo seletivo, disciplinas como língua portuguesa, legislação agrária e desenvolvimento rural, noções de direito constitucional, informática e ainda conhecimentos específicos.

O Instituto Cetro foi o responsável pelo concurso anterior e ainda disponibiliza em seu site o edital para a conferência dos interessados: www.institutocetro.org.br

Concurso Incra 2010

O último certame realizado pelo Incra teve o edital publicado em 2010. Na época, a oferta foi de 550 oportunidades de níveis médio e superior, com vencimentos que iam de R$ 2.254,64 a R$ 4.598,80.

As oportunidades foram destinadas às funções:

Nível superior

  • Analista Administrativo
  • Analista Administrativo – Análise de Sistemas e Contabilidade
  • Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário
  • Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário – Antropologia, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura ou Cartográfica e Engenharia Florestal
  • Engenheiro Agrônomo

Nível médio

  • Técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário

Os aprovados foram lotados nas superintendências regionais do Incra em vários estados brasileiros. Houve locais de prova em 30 cidades em todo o país. Os candidatos puderem escolher entre qualquer um dos locais, independente da Unidade de Lotação da vaga que optaram em concorrer.

O edital foi realizado pelo Instituto Cetro e está disponível pelo link: Edital INCRA nº 01/2010.

Conteúdo programático concurso Incra

No último concurso realizado pelo Incra, os candidatos foram avaliados por prova objetiva de múltipla escolha, elaboradas de acordo com o conteúdo programático abaixo.

Veja também: Como estudar para o concurso Incra

Inscrições concurso Incra

Caso seja publicado um edital em 2020, este deverá ser semelhante ao de 2020. Após tal etapa, as inscrições para o concurso Incra 2020 serão liberadas. Provavelmente, os candidatos irão realizar seus cadastros via site da banca organizadora. A taxa ainda não foi definida, mas com base em certames anteriores, candidatos de baixa renda podem solicitar isenção.




Voltar ao topo

Deixe um comentário