scorecardresearch ghost pixel



Concurso Polícia Militar – PM AM: Governo confirma edital para 2021

Confira as últimas notícias, editais, provas, inscrições e conteúdo programático da PM do Amazonas. Confirmadas 681 vagas para novo certame!



Todos os anos, os concursos públicos na área de Segurança Pública movimentam os concurseiros brasileiros. Muita gente vê os certames como oportunidades para ingressar nas carreiras públicas.

Estas, se comparadas à iniciativa privada, ainda possuem vantagens e benefícios. Um dos estados que deve ter novidades em breve é o Amazonas. Além do concurso para a Polícia Militar, são aguardadas seleções públicas também para a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

As expectativas se confirmaram para o concurso da Polícia Militar do Amazonas (PM AM) que, após definição da comissão organizadora e número de vagas a serem ofertadas, terá sim uma nova seleção para a corporação em 2021. Serão 681 vagas para níveis médio e superior. A notícia foi divulgada pelo governador do estado, Wilson Lima.

A expectativa é que o edital seja liberado no ano que vem, uma vez que diversos concursos públicos foram afetados em razão da pandemia do novo coronavírus. Abaixo, está traçado o histórico dos últimos concursos da PM AM. Confira a seguir as recentes atualizações do certame e tire suas principais dúvidas no que diz respeito ao concurso, como conteúdo programático, teste de aptidão física, inscrições e mais. Confira!

Concurso PM AM 2020

Em 2018, o então secretário de Segurança Pública e também vice-governador do estado do Amazonas, Bosco Saraiva, anunciou a abertura do concurso para a Polícia Militar do Amazonas. Os nomes dos integrantes da Comissão Responsável pelo certame já foram divulgados e, por isso, a expectativa é de que o novo edital seja publicado até o início de 2021.

Além disso, já foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. O documento apresenta metas para a realização de concursos nos órgãos da Segurança, como a PM e o Corpo de Bombeiros.

Muitos concurseiros amazonenses estão ansiosos pela seleção. O quantitativo de vagas informado pela secretaria de Segurança Pública do estado é bastante animador. O concurso PM AM 2020 contará com, nada menos, que 681 vagas. Do total, 601 são para o cargo de Soldado Combatente, 20 para Oficial Combatente, 20 para Oficial de Saúde, 20 para Cabo Especialista Músico e 20 para Cabo Especialista de Saúde.

A quantidade de vagas foi confirmada em publicação no Diário Oficial do Estado do Amazonas, porém é passível de alteração. As exigências para concorrer aos cargos devem ser as mesmas das últimas seleções (disponível em tópico abaixo). Portanto, intensifique sua rotina de estudos e garanta sua aprovação no quadro de Soldados e Oficiais da PM AM.

Concurso PM AM – 2011

O último concurso realizado pela Polícia Militar do Amazonas aconteceu em 2011. Para a função de Soldado foi divulgado o maior quantitativo de vagas, 2.000. Mas houveram também oportunidades para Praças Especialistas (29 vagas) e Oficiais Médicos (39 vagas).

Aos candidatos a Praças Especialistas, houveram oportunidades nas áreas de Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Veterinário, Auxiliar de Odontologia e Músico Instrumentista.

Para a área médica as oportunidades contemplaram as especialidades de Ginecologia, Pediatria, Gastroenterologia, Pneumologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Cardiologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Geriatria e Clínica Geral.

Veja também: Concursos abertos no estado do Amazonas

Na mesma área, além de médicos, as vagas foram destinadas às funções de Farmácia e Bioquímica, Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária e Psicologia.

O salário estipulado no último edital foi um dos motivos da grande procura dos candidatos por pelo certame, realizado em 2011 pela Fundação Instituto Superior de Administração e Economia (Isae).

Para Oficial Combatente e para Oficiais de Saúde, a remuneração básica inicial era de R$ 3.400,60. Já para Soldados e Praças Especialistas, este valor foi de R$ 1.685,06.

Quanto às etapas, os candidatos foram submetidos a:

  • Prova objetiva;
  • Avaliações de saúde;
  • Aptidão física;
  • Psicológica;
  • Apresentação de documentos;
  • Investigação social;
  • Curso de formação.

Veja mais informações no Edital concurso PM AM 2011 – Soldado.

Concurso Oficiais PM AM – 2011

Também em 2011 a Polícia Militar do Amazonas realizou concurso para admissão no Curso de Formação de Oficiais. Foram 405 vagas, com 10% reservadas a candidatas do sexo feminino, divididas conforme a tabela abaixo:

Para se candidatar a uma das vagas, além dos requisitos de escolaridade da tabela, os candidatos tinham possuir idade entre 18 e 28 anos, 1,65m de altura para homens e 1,60m para mulheres, não possuir antecedentes criminais, entre outros.

Mais detalhes no Edital concurso PM AM 2011 – Oficial.

Requisitos concurso PM AM

Para participar do certame, conforme editais anteriores, os candidatos deverão apresentar na data de inscrição do concurso a idade mínima de 18 anos e a máxima 28 anos. O documento continua afirmando que o participante deve ter, descalço e descoberto, altura mínima de 1,65m se for do sexo masculino 1,60m se for do sexo feminino.

A titularidade mínima é o ensino médio. Além do mais, o candidato não deve possuir antecedentes criminais, além de ter conduta civil compatível com o cargo policial militar pretendido, devidamente comprovado em investigação a cargo da PM AM.

O que estudar para o concurso da PM AM?

Uma pergunta bastante recorrente, diz respeito ao conteúdo cobrado nas provas do concurso da PM AM. Confira abaixo quais temas foram cobrados na última prova para a função de Soldado:

Como descrito acima, o concurso para Aspirantes, foi dividido em três categorias, confira o conteúdo programático de cada uma delas:

Curso de Formação de Oficiais PM: Língua Portuguesa, Geografia e História do Brasil e do Amazonas, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Processual Penal Militar, Regulamento Interno dos Serviços Gerais – RISG, Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Amazonas –Lei 1.154/75, R-200 (Decreto 88.777/83) e Decreto-lei 667/69 e Manual Básico de Policiamento Ostensivo – MBPO.

Bacharel em Direito: Língua Portuguesa, Geografia e História do Brasil e do Amazonas, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Legislação Especial.

Ensino Médio: Língua Portuguesa, Geografia do Brasil e do Amazonas, Biologia, Física, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Matemática, Química e  História do Brasil e do Amazonas.

Os candidatos aos postos de Aspirante além das questões objetivas, realizaram também prova de Redação.

Os candidatos de ensino médio fizeram um texto dissertativo-argumentativo a partir do tema “A inevitável rapidez da modernidade torna superficiais importantes experiências de vida”, problematizando o tema como a modernidade afeta as experiências profundas da vida e defenda suas reflexões.

Como se preparar para o TAF da PM AM?

Outra curiosidade também recorrente é relacionada ao teste de aptidão física. Muitos candidatos são desclassificados nessa etapa por não apresentarem o condicionamento físico adequado. Portanto, assim como para as provas teóricas, prepare-se com bastante antecedência.

Confira abaixo quais foram as atividades e a estrutura do Teste de Aptidão Física:

Veja, aqui, mais dicas de como se preparar para o TAF.

Inscrições concurso PM AM

Ainda não há data de abertura das inscrições do concurso da Polícia Militar do Amazonas. Mas assim que aberto o edital, o período será iniciado dentro de pouco tempo. Portanto, mantenha-se sempre informado e não perca essa chance de conquistar uma vaga na PM AM.




Voltar ao topo

Deixe um comentário