scorecardresearch ghost pixel



Concurso STN: Encaminhado pedido com 120 vagas

Confira as últimas notícias sobre o Concurso da Secretaria do Tesouro Nacional, um dos certames mais aguardados dos últimos anos.



Mais uma oportunidade de concurso federal pode surgir em breve! Há anos sem abrir seleções, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) confirmou o envio ao Ministério da Economia (ME) do pedido para realização de um novo concurso.

A demanda foi de 120 vagas de nível superior. Assim como os demais órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal, é necessário o aval do ME para que haja a abertura de um novo concurso.

Em 2017 e 2019 a Secretaria enviou autorização para realizar concursos. Contudo, ambas foram negadas. O grande incentivo para os servidores aprovados para o STN, além dos salários vantajosos, é a contratação em regime estatuário, que garante estabilidade.

Confira detalhes sobre o concurso e histórico do órgão.

Concurso STN 2020 / 2021

O órgão possui a expectativa de que o Ministério da Economia dê respostas positivas para a realização do possível concurso STN 2020 / 2021. De acordo com informações do STN, estão sendo solicitadas 120 vagas

Na nova demanda, não foi requisitado o aval para vagas de nível médio e técnico. O motivo não foi informado.

Todas as oportunidades solicitadas são para o preenchimento do cargo de editor, antigo posto de analista de controle e finanças – AFC. A função exige formação de nível superior. Sobre os salários, o valor pago inicial para a carreira é de R$ 19.655,06. Somado às progressões, os ganhos podem chegar a R$ 27 mil.

Segundo o órgão, ainda não há previsão sobre quando o concurso deverá ser realizado. Um dos motivos para o atraso é decorrente da pandemia do novo coronavírus. Após a autorização, o STN poderá formar comissão para gestar os trâmites de escolha da empresa organizadora.

Sobre a Secretaria do Tesouro Nacional

Órgão da administração pública direta, integra o organograma do Ministério da Fazenda.

Criada em 1986, durante o Governo Sarney, a STN tem como funções tratar da administração financeira, da contabilidade federal, emissão e implementação de operações que envolvam os títulos da dívida pública do Brasil, recolhimento de impostos e contribuições para a Receita Federal, bem como de outros recursos que ingressem na Conta Única do Tesouro Nacional.

Também é encarregada pelas Finanças do Brasil (Finbra), que é o relatório sobre despesas e receitas de cada município do Brasil.

Quadro atual

O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon) previa que, até o final de 2019, 147 colaboradores efetivos entrariam com pedido de aposentadoria. Isso engrossa o déficit apresentado pelo quadro de servidores do órgão.

Segundo o Unacon, para poder aliviar tal demanda, o ideal seria a contratação de, ao menos, 100 novos auditores e 500 técnicos. Vale lembrar que, para alguns cargos, não há provimento de vagas por concurso público por um bom tempo.

Concurso Secretaria do Tesouro Nacional 2012

O Tesouro Nacional realizou seu último concurso em 2012, sob a organização da Escola de Administração Fazendária (Esaf). Foram ofertadas 240 vagas para a carreira de analista, com especialidade nas áreas de TI, Desenvolvimento Institucional, Contábil e Econômico-Financeira, exigindo formação em curso superior.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, envolvendo conhecimentos gerais e específicos. Maiores detalhes podem ser obtidos por meio do edital, disponível pelo link: Edital concurso STN 2012.

Dicas para passar no Concurso da Secretaria do Tesouro Nacional

Como o concurso ainda não foi aprovado, não se pode afirmar qual será sua banca organizadora. Mas, a tirar pelo último, este foi organizado pela Esaf. Conhecer a banca organizadora é um dos pontos fundamentais para se sair bem nas provas, portanto, segue algumas dicas referentes a esta.

A banca é conhecida por sua confiabilidade, mostrando-se como organizadora séria, sem casos de fraudes em seus exames. Possui grau mais elevado de dificuldade, já que costuma cobrar provas mais complexas em matérias como língua portuguesa e exatas.

As questões são de múltipla escolha e exige pontuação mínima nas disciplinas para classificação do candidato. Como o grau de dificuldade das provas é alto, o ideal é que o candidato se prepare bem em todas as matérias pois, há casos em que o inscrito fez boa pontuação em uma disciplina mas, foi desclassificado por nota ruim em outra.

Suas provas de Português costumam ser mais estruturalistas, cobrando temas de cunho filosófico ou sociológico. São comuns questões do tipo “assinale a alternativa que não pode ser a conclusão do texto” ou “a alternativa que continua o texto”, além da cobrança de coerência, coesão e estrutura do parágrafo.

Cobra interpretação textual, bem como aplica questões híbridas, ou seja, envolvendo mais de conteúdo em cada alternativa. Em Direito, cobra jurisprudência e doutrina, utilizando autores como Di Pietro, Bandeira de Mello e José Afonso da Silva. Nas provas de Informática, a preferência é pela cobrança de Linux, Hadware, Redes, Internet e Segurança da Informação.

Dicas: saiba gerenciar seu tempo, já que as provas são mais elaboradas e complexas. Faça provas de concursos anteriores para direcionar seus estudos quanto aos temas mais frequentemente cobrados.

Inscrições concurso STN

Ainda não há previsão para abertura das inscrições do concurso STN. Isso se dá porque o certame ainda não foi autorizado. Após a autorização e escolha da banca, as inscrições deverão ser abertas pelo site da mesma.




Voltar ao topo

Deixe um comentário