scorecardresearch ghost pixel



Concurso TJ RR: Últimas notícias sobre o concurso

Autorizado, certame já tem comissão interna organizadora instituída. Devem ser disponibilizadas vagas para analista, técnico e oficial de justiça.



Diversos tribunais contam com concursos previstos e autorizados e, dentre eles, encontram-se os Tribunais de Justiça. Com demanda cada vez maior por atendimento, o quadro de servidores precisa, frequentemente, de reposição.

Um dos TJ’s que têm concurso autorizado é o Tribunal de Justiça de Roraima. O órgão já tem comissão interna definida, composta por cinco servidores. Sendo assim, o edital é aguardado para breve.

Sobre o TJ RR

Tão jovem quanto seu Estado, o Tribunal de Justiça de Roraima foi criado em 1991 e inclui, além de seu prédio administrativo, Fóruns Cível e Criminal; Palácio da Justiça; 1ª Vara da Infância e Juventude; Vara de Justiça Itinerante; Corregedoria; Almoxarifado; Núcleos de Conciliação e Auxiliares de Justiça e Comarcas (7).

Cargos e salários concurso TJ RR

Os interessados em ingressar em carreira pública pelo TJ-RR terão disponibilizadas vagas nos cargos de técnico e analista judiciário, além de oficial de justiça. Para concorrer, o candidato deve ter ensino médio para técnico, superior em qualquer área para analista e graduação em Direito para oficial.

Ao técnico, cabe executar funções de apoio jurídico e administrativo, como atuação em audiências, acompanhar fases de processos e atendimento ao público. O oficial de justiça executa ordens judiciais e diligências, dentre outras atividades.

O analista judiciário executa tarefas de acordo com a formação superior exigida, cumprida dentro de sua especialidade. Os salários iniciais variam entre R$1.521,45 e R$5.313,01. Todas as funções cumprem carga horária semanal de 40h, com contratação em regime estatuário.

Concurso TJ RR 2012

O último concurso realizado para o TJ-RR ocorreu em 2012, sob a organização Cespe/Unb. Foram ofertadas 22 vagas distribuídas entre cargos de todos os níveis de ensino, incluindo contratação imediata e cadastro de reserva.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas para todos os cargos, compostas por 120 questões de conhecimentos específicos e gerais. Cargos de nível superior passaram por provas discursivas. O peso e a quantidade de questões para cada área dependeu do cargo escolhido.

Maiores detalhes sobre o Concurso TJ-PE 2011 podem ser visualizados por meio do edital, disponível pelo link: https://goo.gl/caHFdC

Concurso TJ RR 2011

O TJ-RR realizou concurso público em 2011, sob a organização do Cespe/Unb. Foram ofertadas 39 vagas distribuídas entre os cargos de oficial de justiça, técnico e analistas judiciários, incluindo contratação imediata e formação de cadastro de reserva.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas para todos os cargos, compostas por 120 questões de conhecimentos específicos e gerais. Candidatos de nível superior passaram por avaliação titular. O peso e a quantidade de questões para cada área dependeu do cargo escolhido.

Maiores detalhes sobre o Concurso TJ-RR 2011 podem ser visualizados por meio do edital, disponível pelo link: https://goo.gl/MbnoQL

 

Concorrência e nomeações TJ RR

O órgão é relativamente novo mas, seus concursos já contam com bom número de inscritos. Em 2011, 8.333 candidatos disputaram as 39 vagas, gerando uma demanda geral de 213,67 candidatos por vaga. Em 2012, foram 9.264 candidatos para 22 vagas, com demanda geral de 421,09 candidatos por vaga.

Porém, o número de nomeados é bem maior do que as oportunidades que constam no edital. No certame de 2012, por exemplo, foram nomeados 302 aprovados, ou seja, quase dez vezes a quantidade de oportunidades previstas.

Dicas para passar no Concurso TJ RR

Um dos principais itens para se dar bem em um concurso é conhecer sua banca organizadora. Os dois últimos concursos para o TJ-RR foram organizados pelo Cespe/Unb, então, vejamos alguns detalhes sobre a banca.

O Cebraspe é tido como uma das mais difíceis pelos concurseiros e é conhecida pelas questões do tipo Certo ou Errado, com a temida característica de uma resposta errada anular uma certa. Para tentar “escapar” da armadilha, é melhor deixar a questão em que pairar a dúvida em branco, sem perder nem ganhar pontos.

Outro aspecto do Cebraspe é que as perguntas não são, estritamente, formuladas conforme a lei ou assunto. Normalmente, é cobrada do candidato uma certa interpretação sobre o tema, demandando maior preparo. Ou seja, não adianta decorar o conteúdo sem entendê-lo globalmente.

O conteúdo de Informática também merece um cuidado especial. A banca costuma cobrar os sistemas operacionais e Offices mais recentes, como o LibreOffice. Se o candidato não for muito habituado, é ideal que passe a utilizá-los para adquirir maior familiaridade pois, nas questões, é cobrada mais prática do que teoria decorada.

Além do conhecimento da banca, é importante atentar-se ao peso das matérias constantes do conteúdo programático e pontuação mínima exigida. Na parte dos conhecimentos gerais, Língua Portuguesa concentra um terço dos pontos. Nos conhecimentos específicos, todas as matérias são, normalmente, cobradas nas provas, portanto, estude todo o conteúdo.

Uma parte que preocupa os candidatos são os critérios de desempate. No caso das provas do TJ, o primeiro critério é o fator idade (dando preferência aos maiores de 60 anos), seguido da maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos. Ou seja, mais um motivo para estudar bem todas as matérias.

Concurso TJ RR 2018

Uma comissão interna organizadora já foi instituída, portanto, os trâmites para o edital já devem estar sendo definidos.

A seleção foi aguardada por todo o ano de 2017, porém, como não foi realizada, as chances de que aconteça neste ano são muito grandes. Como a comissão já foi formada, os próximos passos envolvem a contratação da banca organizadora, para que assim, o edital e o cronograma sejam finalmente divulgados.

Sendo assim, o ideal é começar os estudos antes do lançamento do mesmo. Assim como em outros concursos, a concorrência para o TJ RR deve aumentar, exigindo preparo pre-edital dos candidatos.

 

 




Voltar ao topo

Deixe um comentário