scorecardresearch ghost pixel



Morador de rua Passa em 1º lugar em Concurso Público

Natural da Bahia, Valter Fonseca dos Santos seguiu orientações de assistente social para concorrer à vaga de coveiro na Prefeitura de Patos de Minas.



A notícia é antiga, mas, com certeza, serve de inspiração até hoje para vários concurseiros. Em dezembro de 2015, o baiano Valter Fonseca dos Santos seguiu, com muito esforço, o sonho de mudar sua realidade de morador de rua e se tornar servidor público da Prefeitura de Patos de Minas passando, aos 41 anos, no concurso para provimento de vagas na administração pública da cidade.

Vivendo no município desde os 25 anos, para onde se mudou em busca de melhores condições de vida, Valter chegou a trabalhar em uma lavoura de tomates, porém, acabou nas ruas assim que a produção terminou. Sua situação tornou-se cada vez mais difícil e a falta de um endereço fixo dificultava sua contratação pelo setor privado, fazendo com que o baiano tentasse sua sobrevivência através de empregos temporários.

As privações e humilhações da vida nas ruas eram muitas, passando por agressões físicas, abordagens policiais violentas e perseguições. “Até o colchão que eu usava para dormir foi queimado”, lembra Valter, em ocasião de entrevista ao Portal G1 na época.

Porém, o contato com a diretora de proteção social Maria Augusta de Lacerda Ferreira mudou sua vida, quando lhe foi apresentado o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Foi por lá e com o estímulo de Maria que Valter tomou conhecimento do certame para o cargo de coveiro pela Prefeitura de Patos de Minas. Por ter o ensino médio completo, o futuro servidor público se preparava através dos materiais fornecidos por Maria, estudando com afinco ao longo de quatro meses. Vencendo a concorrência de sete candidatos por vaga, Valter passou em primeiro lugar, fechando 26 dos 30 pontos constantes na prova objetiva.

Empossado, o novo servidor público da prefeitura de Patos de Minas passou a ter direito à remuneração inicial de R$ 805,18 mais benefícios, como plano de saúde, vale-alimentação e vale-transporte.




Voltar ao topo

Deixe um comentário