scorecardresearch ghost pixel



Como estudar para o Concurso da Câmara de Maringá – PR 2017

Confira informações sobre a banca, edital, conteúdo programático e demais dicas para garantir uma boa colocação.



Com oferta de salários que chegam até R$ 4.601,06, foi lançado o edital nº 01/2017 de concurso público da Câmara Municipal de Maringá – Paraná, que dispõe de cinco vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva.

As oportunidades voltam para candidatos de nível fundamental, médio e superior. Os profissionais ocuparão os cargos de Assessor Legislativo, Assessor Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar de Manutenção, Assessor Legislativo, Advogado, Assessor Legislativo, Contador, Copeiro, Fotógrafo, Jornalista Repórter, Motorista, Operador de Computador, Telefonista, Vigia e Zelador.

Apostilas preparatórias: Assistente LegislativoAssistente Administrativo

O concurso está sob a organização do Instituto AOCP e avaliará os candidatos por meio de Prova Objetiva; Prova Prática; e Prova de Títulos.

As inscrições poderão ser efetuadas pessoalmente na agência do trabalhador de Maringá, localizada na Rua Joubert de Carvalho, nº675, Centro ou via internet, pelo site: www.institutoaocp.org.br, entre 05 de junho e 04 de julho de 2017.

Conteúdo programático Concurso da Câmara de Maringá – PR 2017

O conteúdo programático do concurso varia de acordo com a carreira pretendida, conforme listado abaixo:

  • Conhecimentos básicos de nível fundamental: Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Atualidades (Aspectos culturais, sociais, históricos e geográficos de Maringá e do Paraná; Fatos referentes à história recente; Cultura, espaço e sociedade brasileira e local; sociedade atual e aspectos naturais e humanos do território nacional).
  • Conhecimentos básicos de nível médio e superior: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático
  • Conhecimentos específicos de cada cargo acessível pelo link: Edital Concurso Maringá PR 2017

Banca organizadora

Tem estilo parecido ao da Fundação Carlos Chagas (FCC) e o ideal é que o candidato conheça seu estilo por meio das provas anteriores.

Costuma cobrar todos os itens do edital em questões extensas, porém, objetivas, de múltipla escolha. São comuns questões do tipo “marque a incorreta”, portanto, atenção para não se confundir na hora de responder.

Nas provas de Português aborda, preferencialmente, a gramática normativa, como regras de acentuação e ortografia vigentes, verbos e vozes verbais, regência, concordância, funções sintáticas e pronomes. No entanto, nas provas para cargos de nível superior, a banca tem exigido bastante interpretação. Autores presentes na bibliografia são Sérgio Buarque de Hollanda, Marilena Chauí, Euclides da Cunha, dentre outros. Em Direito, a banca também costuma cobrar bastante jurisprudência e doutrina, utilizando, basicamente, os mesmos autores citados nas provas do Cespe/Unb. Em Informática, são exigidos os procedimentos e utilidades das ferramentas cobrando, em questões de textos longos, práticas do pacote Windows Office, Internet, Windows e Internet Explorer.

Dicas: por mais familiarizado que seja com Português e Informática, nunca deixe de reservar uma parte do dia para estudar a parte prática dos dois, principalmente atualizadas. E estude todo o edital, já o conteúdo todo costuma ser cobrado pela banca.




Voltar ao topo

Deixe um comentário