scorecardresearch ghost pixel



O segredo dos 2 furos nos plugues elétricos: eles não estão lá à toa

Coloque um fim à misteriosa funcionalidade que está por trás destes furos em plugues elétricos.



Para que aparelhos e eletrodomésticos sejam conectados à rede elétrica, é preciso colocá-los na tomada utilizando o plugue elétrico. Esta peça importante funciona como uma espécie de conector, que pode ser de dois ou três pinos.

Geralmente, os dois fios das extremidades realizam a função de ligar o aparelho, enquanto o terceiro pino, que fica no meio, é conectado ao chão ou ground da instalação para reduzir os riscos de acidentes, o que é chamado de aterramento elétrico.

Foto: Reprodução

Plugue elétrico: por que existem dois furos nas pontas?

O criador do plugue elétrico foi Harvey Hubbell Jr, no ano de 1904. Com a ideia, o especialista revolucionou o setor de eletricidade, pois a peça atua como uma espécie de conector da fonte de energia a aparelhos e eletrodomésticos. A eletricidade nunca mais foi a mesma após a criação dos plugues elétricos.

Apesar de passar desapercebido por algumas pessoas, há quem já tenha notado que, dependendo do tipo de aparelho, é possível notar a presença de dois furos nos plugues elétricos. Se você sempre teve curiosidade em saber qual é a finalidade deles, a hora é essa.

A função dos dois furos nos plugues elétricos é apenas uma: garantir melhor aderência e evitar que o cabo de alimentação saia da tomada. Até então, essa parte vazada da peça tinha relação única e exclusivamente com o fluxo energético, mas isso mudou.

Atualmente, os furos nos plugues ajudam na segurança dos usuários, impedindo que o cabo se solte da tomada e provoque acidentes, como curto-circuitos e até choques graves.

Cabo de alimentação universal: por que ele não existe?

O mercado de eletrônicos está sempre buscando padronizar a entrada de seus dispositivos, como, por exemplo, os smartphones. Porém, em relação aos plugues elétricos, é notória a diferença entre países. Se você for ao Japão ou a algum país da Europa, eles certamente não serão iguais aos vistos aqui no Brasil.

A razão para não existir um plugue elétrico universal tem a ver com os diferentes estágios de desenvolvimento econômico de cada país. Na prática, isso significa que nem todos possuem um nível tecnológico voltado para a melhoria de aparelhos e eletrodomésticos.

A tendência do momento é o carregamento sem fio, por indução, que pode mudar o futuro das baterias. Apesar disso, no Brasil, ainda vemos muitos objetos que utilizam os dois furos no encaixe dos plugues. Será que eles sobreviverão ao passar do tempo? Só resta aguardar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário