scorecardresearch ghost pixel



Business Inteligence

Conheça o significado do conceito e saiba como o instrumento é aplicado nas empresas com o objetivo de torná-las mais ágeis na solução de problemas



As empresas precisam de diversas ferramentas para que consigam funcionar de maneira eficaz. O Business Intelligence (BI)é uma delas ao pegar os dados do órgão e transformá-los em informações que são aplicadas na gestão do local.

Foi na década de 80 que o conceito surgiu. O grupo Gartner, especializado em consultoria empresarial na área de pesquisa em tecnologia da informação, apresentou o BI ao mundo organizacional.

Essa ferramenta permite uma maior agilidade nos negócios. Fator essencial para que os empresários tomem decisões certeiras. Além disso, ela ainda pode fazer com que a companhia obtenha diferenciais que  coloque à frente da concorrência.

Assim sendo, o business intelligence pega os dados brutos da organização e analisa todo o material. O objetivo, nesta fase, é de organizá-los. Depois disso, o BI compara essas informações com aquelas das empresas concorrentes que estão ativas no mercado.

Dessa forma, após o estudo dos dados é que as ações para alterar situações negativas são levadas até os gestores.

Business intelligence: ferramentas

A Tecnologia da Informação (TI) da empresa tem que estar qualificado o suficiente para que o business intelligence possa ser executado. Além disso, sistemas de banco de dados e softwares são as ferramentas que conseguem mapear todos os dados de uma empresa.

Assim sendo, geralmente, as organizações contratam um serviço terceirizado que trabalha com esses sistemas de forma especializada. Portanto, com essa terceirização, a estrutura do BI é planejada e instalada para a empresa contratante.

O business intelligence, depois de montado, irá mapear os dados que precisam ser analisados. Depois, cria-se a arquitetura de informação do órgão, instala um banco de dados e extrai o máximo de informações possíveis da empresa.

Desse modo, após todas essas etapas, o BI faz um relatório de análise, que é passado aos gestores. Além disso, para que os funcionários do órgão estejam aptos para colocar em prática  que foi sugerido pelo business intelligence, a ferramente treina os colaboradores para o uso interno das soluções.

Mitas empresas internacionais de grande porte, da área de tecnologia da informação, utilizam o business intelligence como base para o desenvolvimento de suas ferramentas. Alguns exemplos são a Microsoft, a Oracle e a IBM.




Voltar ao topo

Deixe um comentário