CIO – Chief Information Officer

O CIO (Chief Information Officer) é o grande responsável pela gestão da tecnologia da informação (TI) de uma organização.

Todos sabem que a tecnologia de informação é crucial para que qualquer empresa possa crescer cada vez mais. Dessa forma, o CIO (Chief Information Officer) é o grande responsável por esse tipo de abordagem.

Esse título é utilizado pelo executivo mais experiente que for responsável pela tecnologia da informação. Vale destacar que o mesmo deve também responder pelo funcionamento dos sistemas informáticos da organização.

O CIO, ou Chief Information Officer, é o responsável pela tecnologia da informação (TI) de uma empresa. O mesmo pode ser diretor de informática, vice-presidente de informática ou mesmo gerente de informática.

O que significa Cio Chief Information Officer?

O CIO faz a ponte entre a direção de uma empresa e a equipe de funcionários que atuam nessa área de informática. Fica mais simples de entender quando você imagina a própria empresa que trabalha e vai fazendo a reflexão.

Por essa razão, além da formação em TI, o detentor do cargo vai precisar de ter bons conhecimentos de estratégia. Sem esquecer também da liderança e gestão, portanto, é essencial prestar atenção em todos os detalhes.

O Chief Information Officer vai reportar-se ao diretor-executivo (CEO), ao diretor de operações (COO). Todos esses também vão compor o comitê executivo da organização como um todo e isso é bem eficiente.

O CIO da empresa não deve e nem pode ser confundido com o CTO (Chief Technology Officer). Esse tipo de confusão é comum e acaba por fazer com que as informações fiquem cada mais desencontradas.

A diferença se dá de várias maneiras, porém o CIO é mais focado nos sistemas informáticos de uso interno dessa empresa. Essa função do diretor de tecnologia da tecnologia está muito mais associada ao cliente externo.

O que faz um CIO?

O Chief Information Officer (CIO) é o grande responsável pela administração dos recursos, as estruturas e das pessoas da área de TI. Garantindo que os projetos sejam concluídos em tempo hábil e dentro dos prazos definidos pela empresa.

Esse profissional deve fazer com que a empresa tire o máximo de proveito da informática para alcançar os seus objetivos. Ele deve pensar em muitas questões e a principal é no papel estratégico que as tecnologias têm.

O mesmo terá várias funções e conhecer quais são é sempre muito importante para o entendimento sobre o tema. Pensando nesses pontos, nada melhor do que ter a oportunidade de conferir tudo a seguir:

  • Supervisionar a compra e também a implementação dos produtos de TI;
  • Incluí também os softwares e hardwares;
  • Todos os serviços relacionados ao departamento.

Além disso, o Chief Information Officer (CIO) precisa atentar-se a outras questões que também são muito efetivas. A Fim de favorecer o entendimento, é a hora mais acertada para mostrar e a seguir vai ser possível conferir tudo:

  • Processamento e o armazenamento de dados;
  • Manutenção técnica;
  • Redes de comunicação;
  • Desenvolvimento de sistemas de computador.

Vale destacar que tudo deve ser padronizado, porque permite que a integração aconteça com mais efetividade. Já que inclui todos os processos da companhia, partindo da manufatura e chegando até a pós-venda.

É necessário mostrar que os trabalhos mais técnicos e também operacionais, precisam de atenção. Trata-se de compreender que os mesmos costumam ser delegados pelo CIO para um profissional da confiança dele.

O objetivo é fazer com que o executivo responsável por esse setor possa concentrar-se em outras atividades. Por exemplo: as de origem estratégicas, liderança e por fim, mas não menos importante, planejamento.

CIO – Chief Information Officer
5 (100%) 1 vote
Voltar ao topo

Deixe um comentário