Artigos

Concurso PC-RO 2017/2018: Edital, Concurso e Últimas Notícias

Último concurso realizado pela corporação foi lançado em 2014, com a disponibilização de 144 vagas em carreiras de níveis médio e superior.

Concurso PC-RO 2017/2018: Edital, Concurso e Últimas Notícias

A preocupação com a Segurança Pública atinge milhões de brasileiros, razão pela qual governantes realizam estudos e planejamentos a fim de, periodicamente, reforçarem o quadro efetivo de corporações de Bombeiros, Polícia Civil e Militar.

Uma das corporações das quais se aguarda concurso para breve é a Polícia Civil de Rondônia (PC-RO). O último certame foi realizado em 2014, pela Funcab, quando foram disponibilizadas oportunidades para cargos de níveis médio e superior.

Sobre a PC-RO

A Polícia Civil do Estado de Rondônia é órgão do sistema de segurança pública e exerce funções de polícia judiciária e de apuração das infrações penais, exceto as de natureza militar. Após a criação do Território Federal do Guaporé, em 1943, a chefia de segurança pública que, até então, era exercida pelos governos dos estados de Mato Grosso e Amazonas, passou a ser atribuição da Secretaria Geral do novo Território Federal.

Em 1944, o então Governador Aluísio Ferreira criou os cargos de Delegado de Polícia, Delegado Auxiliar, Subdelegado de Polícia e Escrivão, padronizando a nova Polícia Civil de acordo com as suas demais corporações brasileiras. Em 1969, é instituída a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Em 1981, criou-se o Estado de Rondônia, reorganizando-se, então, a Polícia Civil através do Estatuto dos Servidores da Polícia Civil de Rondônia, através do qual a corporação ficou mais bem estruturada. Esta instituição (PC) tornou-se órgão autônomo através da Lei Complementar nº 42, de 19 de março de 1991. Atualmente, a PC-RP é vinculada à SESDEC (Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania).

Cargos e remunerações

Tendo, como base, o último concurso realizado pela corporação, no próximo certame devem ser disponibilizadas vagas para as carreiras que compõem o quadro funcional da Polícia Civil, sendo elas:

  • Delegado: tem como atribuições a execução de atividades relacionadas à direção, controle, supervisão, planejamento, coordenação, orientação e execução das operações policiais, dentre outras.
  • Perito Criminal: desenvolve atividades relacionadas à perícia criminalística, incluindo o atendimento em locais de crimes e elaboração de laudos, dentre outras.
  • Agente: executa ações relacionadas a serviços de apuração de delitos, infrações penais, dentre outras.
  • Escrivão: atua nas atividades relacionadas ao cumprimento das formalidades necessárias aos inquéritos, serviços cartorários e processos administrativos.
  • Datiloscopista: atua nas áreas de coleta, análise, classificação, pesquisa e arquivamento de impressões digitais, além da expedição das carteiras de identidade.
  • Técnico em Necropsia: atua como auxiliar nas exumações, necropsias, pesagens, sutura, dissecações de cadáveres, dentre outras atividades sob a orientação do Instituto Médico Legal (IML).
  • Agente de Criminalística: auxilia o perito no levantamento de perícias internas e externas, executa serviços de fotografia para laudos periciais, dentre outras atividades.
  • Técnico de Laboratório: atua no suporte ao perito quanto às atividades executadas em Laboratório Central da Polícia Técnica.

As remunerações previstas para estas carreiras, ofertadas no último certame, foram de R$11.213,14 para delegado e perito, R$3.332,46 para agente de polícia, escrivão, datiloscopista, técnico e agente de criminalística. Todas as carreiras cumprem carga horária de 40h semanais, com contratação sob Regime Estatuário.

Concurso PC-RO 2014

O último certame realizado para a Polícia Civil de Rondônia (PC-RO) aconteceu em 2014, sob a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Na época, foram disponibilizadas 144 distribuídas entre os cargos de delegado (10), perito criminal (8) distribuídas entre as especialidades de Ciências Contábeis, Química, Engenharia, Geologia e Sistemas de Informação), agente (40), escrivão (70), datiloscopista (5), técnico (9) e agente de criminalística (2).

Os candidatos foram avaliados em três etapas. Na primeira, os candidatos foram submetidos às provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física e prova de títulos; na segunda, à prova oral e, por fim, na terceira, o curso de formação profissional.

Dentre os conteúdos cobrados, as provas versaram sobre Atualidades, Língua Portuguesa, Noções de Informática, Conhecimento Regional e Conhecimentos Específicos.

Concurso Polícia Civil de Rondônia
Conteúdo programático do ultimo concurso realizado pela Polícia Civil de Rondônia

O concurso teve validade de um ano após sua homologação, prazo prorrogável por igual período. Maiores detalhes sobre o certame estão previstos em seu edital, disponível clicando aqui.

Sobre a Banca

O conhecimento da banca organizadora do concurso para o qual vai prestar configura um dos fatores de sucesso para obter bons resultado. Ainda não há informações oficiais sobre a realização do próximo certame, mas, podemos adiantar a análise a partir da organizadora do concurso de 2014, a Funcab.

Suas provas são constituídas de questões não muito complexas, compostas por textos simples e enunciados curtos. Apenas requer um pouco mais de atenção nas provas de raciocínio lógico, onde cobra concentração de leitura e interpretação de enunciados.

Quanto às provas de língua portuguesa, a maior cobrança vem sob a forma de funções gramaticais, principalmente sobre o uso de conjunções. Outra dica é que a organização das questões respeita as disciplinas dispostas no conteúdo programático.

Concurso PC-RO 2017/2018

Ainda não foram divulgadas informações oficiais relacionadas ao Concurso PC-RO 2017/2018. Tendo em vista que o prazo de validade do certame anterior já foi expirado e que as últimas convocações registradas no portal da banca organizadora foram feitas em 2015, a expectativa é de que a corporação possa lançar um novo edital em breve.

Portanto, se sonha em adentrar nas carreiras de Segurança Pública no Estado de Rondônia, adiante seu cronograma de estudos, organizando-o de acordo com as disciplinas cobradas no edital anterior, além de testar seus conhecimentos em provas anteriores e de outras corporações. Boa sorte!

Comentários