scorecardresearch ghost pixel



Mulher entra na Justiça e exige que o ex-companheiro pague pensão para os cães

Uma mulher entrou na Justiça para exigir que o ex-companheiro pague a pensão dos quatro cães adquiridos pelo casal durante a união estável. O julgamento do recurso foi adiado.



Um caso inusitado foi parar na Justiça. Um homem pode ter de pagar quase R$ 20 mil de pensão para os cães adquiridos enquanto ele e a ex-companheira estavam em uma união estável. O julgamento da solicitação foi adiado pelo Superior Tribunal de Justiça de São Paulo. Entenda o caso.

Leia mais: Agora é possível se divorciar fazendo uma solicitação pela internet

Inicialmente um homem foi condenado pelo TJ-SP a pagar esse valor como ressarcimento pelas despesas da ex-mulher com os quatro animais. Ele recorreu da decisão.

Pensão para cães

O julgamento do recurso foi interrompido por um pedido da ministra Nancy Andrighi. “Pediria licença aos colegas para pedir vista e tirar as férias com os meus cachorros e meditar sobre o processo”, brincou a ministra. Segundo ela, todas as teses sobre o caso são profundas e exigem uma análise maior.

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva já havia votado anteriormente contra o recurso do homem, ou seja, entendendo que a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo deveria ser mantida, portanto eles seguiriam com o pagamento da pensão.

Na decisão, o TJ-SP condenou o homem a pagar R$ 500 todos os meses até a morte ou alienação dos cães. O entendimento é que ele assumiu a responsabilidade de garantir os cuidados aos cães quando ainda vivia em união estável com a atual tutora dos animais, então tem a obrigação de ajudar a sustentá-los.

Por outro lado, o ministro Marco Aurélio Bellizze votou a favor do recurso. Para ele, com o fim da união, os animais deixaram de pertencer ao casal. O homem alega não ter condições financeiras para as despesas dos animais e que, além disso, não tem interesse nos cães e nem se considera mais os seus donos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário