A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC RS) é um dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública do Estado. Suas funções institucionais incluem a apuração de infrações penais (exceto as militares), realização de exames periciais, proteção de provas ou indícios criminais, além de zelo da ordem e segurança pública, entre outras.
A divulgação do último edital aconteceu em 2017, com aplicação das provas no dia 25 de fevereiro de 2018. A banca organizadora responsável foi a Fundatec, encarregada dos concursos em território gaúcho.
Sendo assim, concurseiros que desejam ingressar na carreira do órgão devem aguardar até a liberação do próximo edital.
Concurso PC RS 2020
Para quem sonha em ingressar na Polícia Civil do Rio Grande do Sul, é preciso ficar atento (a) à previsão de liberação do próximo certame. Tendo como base o edital anterior, verifica-se que a validade das aprovações tem sido de 2 anos. Ou seja, ainda há possibilidade para um novo concurso em 2020.
A construção de uma carreira no órgão requer preparação e determinação por parte do candidato. Isso porque além das provas objetivas e de conhecimento específico, ainda há exames de capacitação física, de saúde, além do curso de formação.
Outro ponto importante a ser analisado está na convocação para o curso de formação mesmo que o candidato não tenha conseguido ser aprovado dentro do número de vagas. São as chamadas “vagas excedentes” que, se autorizadas pelo Poder Executivo, podem garantir o ingresso de mais pessoas.
Concurso Delegado PC RS – 2018
Para a carreira de delegado, o certame de 2018 ofereceu um total de 100 vagas. Em andamento, o número de inscrições para a primeira fase teve números consideráveis: 16.039 inscrições. Segundo o cálculo que mede a concorrência, foram 160 pessoas por vaga.
A principal razão para os números expressivos pode ser atribuída à remuneração de R$ 20.353,06. Com jornada de 40 horas semanais, os aprovados no concurso começaram a carreira de delegado na classe inicial e em estágio probatório. Após esse período, o regime de contratação se torna estatutário, ou seja, com todos os direitos atribuídos ao servidor público.
Para concorrer ao cargo de delegado exigiu-se formação superior em Direito, com carteira OAB, além de experiência de no mínimo três anos em áreas de caráter jurídico ou de prática policial.
Confira o edital concurso PC RS 2018 Delegado.
Concurso Inspetor e Escrivão PC RS – 2017
Para o certame com provimento para o cargo de escrivão (600 vagas) e inspetor (600), a edição contou com o total de 1.200 vagas ofertadas. Sabendo desse valor, foram inscritos mais de 44 mil pessoas, num total de 44.238 candidatos.
Os salários pagos eram de R$ 5.641,20 a R$ 6.366,80, de acordo com a jornada de 40 horas semanais. O modelo de contrato oferecida foi para estatutário, com estabilidade no funcionalismo público do órgão. Com validade de dois anos, o concurso pode ser prorrogado por mais dois por igual período, caso haja necessidade para tal.
Confira o edital concurso PC RS 2017 Inspetor e Escrivão.
Etapas e matérias cobradas nas provas do concurso PC RS
De acordo com os últimos concursos, as provas foram dividas em duas etapas:
Conhecimentos gerais
- Língua Portuguesa;
- Redação com número de linhas entre 35 e 50 sobre tema proposto pela Banca Elaboradora.
Conhecimentos específicos
- Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Legislação Estatutária e Institucional;
- Conhecimentos Gerais;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direitos Humanos.
Para os aprovados, houve aplicação de:
- Prova de Capacitação Física;
- Sindicância da Vida Pregressa e Atual;
- Exames de Saúde e Avaliação da Aptidão Psicológica;
- Curso de Formação Profissional.