Foi aprovada pela Comissão de Educação a criação da Universidade Federal de Catalão, que, atualmente, está vinculada à Universidade Federal de Goiás.
Com o projeto de Lei 5271/16, os campi I e II de desvinculam da UFG e passam a se chamar UFCAT.
Com mais autonomia, a instituição deve criar 353 novas vagas para seu quadro de pessoal, sendo 42 para funções de direção (como reitor, vice-reitor). Outras 81 vagas serão destinadas a técnicos-administrativo e mais 230 funções serão gratificadas.
Com a decisão, todos os cursos de ensino superior, bem como todos os laboratórios de pesquisa e extensão ligados a eles serão transferidos para a nova UFCAT.
O Projeto de Lei 5271/16 é que propõe desmembramento. Para que seja definitivo, ele atualmente corre fase final na Câmara dos Deputados, aguardando análise por parte das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça, e de Cidadania;.
A atual regional da UFG possui uma equipe de 3.200 alunos e 295 professores, além de técnico-administrativos e profissionais que prestam serviço terceirizado.