O calendário de pagamento da modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) teve início no dia 1º de abril deste ano. Até o momento, foram beneficiados os nascidos entre os meses de janeiro e fevereiro.
Isso porque o saque-aniversário permite o resgate de um percentual do total das contas do Fundo, acrescido de parcela adicional em alguns casos, no mês de nascimento do trabalhador.
Mas, vale lembrar que, ao optar pela nova regra, o beneficiário perde o direito ao saque rescisão em caso de demissão sem justa causa; salvo casos previstos em lei, como doença grave, financiamento da casa própria, etc. O que permanece é a multa rescisória de 40%.
Para participar da modalidade ainda em 2020, é preciso demonstrar interesse até o último dia do mês de aniversário. Ou seja, o trabalhador que nasceu em abril tem até esta quinta-feira, 30, para aderir ao saque-aniversário se ele ainda quiser ser contemplado este ano, por exemplo.
Como consultar o saldo do FGTS
Uma das dúvidas mais comuns assim que foi anunciado, é sobre quanto o saque-aniversário paga àqueles que optarem pela modalidade. Para facilitar o entendimento, a Caixa liberou uma tabela de alíquota aplicada, com percentuais que variam entre 5% e 50% do disponível em conta vinculada. Confira:
Mas se o beneficiário não sabe o saldo, saiba que é possível fazer consulta pelo aplicativo FGTS para dispositivos com Android ou iOS. Confira o passo a passo:
- Faça o download do Aplicativo FGTS na loja de apps do celular ou tablet;
- Ao acessar, escolha a opção “Cadastre-se”;
- Informe os dados solicitados, como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha acessos futuros ( sendo esta numérica e com seis dígitos);
- Feito o cadastro, marque a opção “Não sou um robô” e continue;
- Será enviado um e-mail de confirmação para o endereço de e-mail informado durante o cadastro. Clique no link;
- Ao final do cadastramento, abra novamente o aplicativo e coloque o “CPF” e a senha cadastrada.
- Responda algumas perguntas sobre sua vida funcional;
- Leia e aceite as condições de uso da ferramenta clicando em “Concordar”.
Pronto! A partir daí o acesso ao saldo e extrato do FGTS estará disponível para consulta pelo app. Há ainda a opção de verificação pelo site. Para isso, basta acessar a página do benefício, informar o número de NIS/CPF e realizar login. No caso de primeiro acesso, é necessário realizar um novo cadastro e criar uma senha com até 8 dígitos.
Como aderir ao saque-aniversário
O processo de migração para a modalidade aniversário do FGTS pode ser feita pelo aplicativo FGTS, site da Caixa, Internet Banking (correntistas da estatal) ou nas agências bancárias.
A mudança não é obrigatória. Sendo assim, quem não optar pelo modelo continuará na regra do saque rescisão, que permite a retirada integral do saldo no Fundo em caso de demissão sem justa causa.
Leia ainda: Descubra qual valor irá sacar de FGTS durante pandemia do coronavírus