A rotina dos brasileiros já não é mais a mesma. Sair de casa para fazer fazer compras, por exemplo, não tem sido tarefa fácil. Isso porque o mundo vive um estado de calamidade em razão da pandemia do novo coronavírus.
Pensando em facilitar a vida dos consumidores, algumas redes de varejo e supermercado oferecem seus serviços de forma virtual. Itens de necessidade básica, como alimentos, bebidas, higiene pessoal e material de limpeza estão à disposição com apenas um clique.
E o melhor: o consumidor que recebeu o auxílio emergencial pode utilizar o saldo disponível para o pagamento nessas plataformas.
Como funciona?
Para fazer com o que dinheiro do auxílio cheguasse aos trabalhadores que não tinham conta em nenhum outro banco, incluindo os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), a Caixa abriu poupanças digitais a esses grupos de beneficiários.
E quem recebeu ou ainda receberá o auxílio pode fazer compras on-line com o cartão de débito virtual da Caixa que, nesse caso, deve ser habilitado. Empresas como as Casas Bahia, Shoptime, Lojas Americanas e os supermercados Extra são algumas das empresas que aderiram ao sistema.
De acordo com a Caixa, já são mais de 700 empresa habilitadas ou em fase de adesão à plataforma, entre supermercados, farmácias, empresas de alimento e transporte.
Após selecionar os itens da compra no site cadastrado, o consumidor deverá informar os dados pessoais e o endereço de entrega. Para finalizar, basta inserir o número do cartão de débito virtual gerado pelo banco.
Também podem participar da iniciativa aqueles com conta corrente e poupança Caixa.
Como fazer a compra virtual usando o auxílio emergencial
Antes de tudo, é preciso criar o chamado “cartão de débito virtual da Caixa”, para quem não possui conta. Para isso, é necessário:
- Acessar o Internet Banking ou aplicativo Caixa;
- Clicar no ícone cartões e depois na opção “cartão de débito virtual”. Toque em “Gerar”;
- Insira sua assinatura eletrônica, nesse caso, os seis números criados anteriormente no aplicativo e selecione “Confirmar”;
- Anote o número do cartão gerado, além da validade e código de segurança.
Fazendo a compra on-line com o auxílio emergencial.
- Acesse o site da rede de supermercado ou varejo;
- Escolha os produtos e coloque-os no carrinho de compras;
- Encerre a compra e coloque os dados de entrega;
- Quando for pagar, selecione a aba de Débito Caixa, informe os dados do cartão gerado anteriormente, tal como a validade e o código de segurança;
- Finalize confirmando a compra.
Lembrando que por se tratar de um cartão de débito, o valor será descontado automaticamente do saldo disponível na conta ou poupança.
Leia ainda: Caixa vai alterar o calendário da 2° parcela do Auxílio Emergencial