A realização de um novo concurso público para o preenchimento de vagas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem por finalidade sanar os déficits de profissionais gerados, pelo aumento do número de eleitores, (o número de eleitores cresceu 12% no período entre 2006 e 2012) candidaturas, biometria e a coordenação e o planejamento das eleições e a prestação de contas.
O último concurso realizado pelo TSE preencheu vagas para os seguintes cargos: Analista Judiciário (Especialidades Contabilidade e Pedagogia); Analista Judiciário – Área Apoio Especializado (Especialidades Análise de Sistemas, Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística e Psicologia); Analista Judiciário; Técnico Judiciário – Área Administrativa; e Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado (Especialidade Programação de Sistemas).
A presidente da república Dilma Rousseff já sancionou a lei que prevê a criação de novos cargos para o TSE, que tem jurisdição em todo o território nacional. Os candidatos interessados poderão concorrer para vagas com exigência de escolaridade em nível médio e nível superior.
Conforme a lei 13.250 sancionada pela presidente, existe a previsão da liberação de 118 vagas para o próximo concurso.
Veja também: Petrobrás: Expectativa de Concurso para 2016
Das referidas vagas, 108 são para Analista Judiciário e 8 para Técnico Judiciário, com escolaridade exigida de nível médio e superior respectivamente. Os salários podem variar entre R$ 6.000 (nível médio) e R$ 10.000 (nível superior).