A Caixa Econômica Federal deu início nesta quarta-feira,22, ao novo calendário do auxílio emergencial de R$ 600, divido em quatro ciclos de pagamentos. Cerca de 5,7 milhões de pessoas que tiveram o cadastro aprovado vão receber o benefício.
Destas, 1,9 milhão são inscritas no programa Bolsa Família que têm o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 3. A maioria, 3,8 milhões, envolve os trabalhadores informais, desempregados, MEIs, autônomos, mães chefes de família e inscritos no Cadastro Único do governo federal. Todos aniversariantes de janeiro.
Pagamento da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª parcelas – não beneficiários no Bolsa Família
Para os últimos grupos citados acima, que não recebem o Bolsa Família, o crédito do auxílio emergencial será da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª parcelas, dependendo de quando o beneficiário teve o cadastro aprovado. Veja abaixo:
1ª parcela – que foram aprovados em julho e não receberam nenhum pagamento (nascidos em janeiro)
2ª parcela – que receberam a primeira parcela em junho ou até 4 de julho (nascidos em janeiro)
3ª parcela – que receberam a primeira parcela em maio (nascidos em janeiro)
4ª parcela – que receberam a primeira parcela em abril (nascidos em janeiro)
Calendário para os beneficiários do Bolsa Família
Já os beneficiários do Bolsa Família recebem a quarta parcela do auxílio emergencial de acordo com calendário habitual do programa, que segue o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Hoje recebem as pessoas que têm final do NIS 3. O pagamento para estes teve início na segunda-feira,20 para os com NIS igual 1. Veja calendário abaixo:
- NIS 1 – 20 de julho
- NIS 2 – 21 de julho
- NIS 3 – 22 de julho
- NIS 4 – 23 de julho
- NIS 5 – 24 de julho
- NIS 6 – 27 de julho
- NIS 7 – 28 de julho
- NIS 8 – 29 de julho
- NIS 9 – 30 de julho
- NIS 0 – 31 de julho
Neste primeiro momento, apenas os beneficiários do Bolsa Família podem sacar o benefício, os demais grupos podem movimentar o dinheiro depositado na poupança digital por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para sistemas Android e iOS. Por lá é possível pagar boletos, contas e fazer compras online através de cartão digital.
Veja também: Caixa relata roubo do auxílio de R$ 600 por hackers; Veja o que fazer nesta situação