O prazo de inscrições para o concurso do Ministério da Economia foi prorrogado, agora os interessados terão até as 18h do dia 6 de setembro, próximo domingo, para se inscreverem. A alteração no calendário foi publicada ontem, quarta-feira,2, no site do Cebraspe, organizador do certame.
Antes da mudança, as inscrições poderiam ser feitas até esta quarta-feira. Para se inscrever, é necessário acessar o site do Cebraspe e preencher os dados necessários. Daí basta confirmar a inscrição pagando uma taxa de R$ 60, o prazo para pagar o boleto é até 18 de setembro.
Quem não tem condições financeiras de pagar a taxa de inscrição pode pedir isenção pelo site da banca durante todo o período de inscrições. No entanto, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) ou ser doador de medula óssea.
O resultado provisório dos aprovados para a isenção será divulgado no dia 11 de setembro. Aqueles que não conseguiram podem interpor recursos contra o resultado no prazo de 10h do dia 12 às 18h do dia 13.
Além da alteração do prazo das inscrições, o Cebraspe ainda retificou os requisitos dos perfis profissionais 1,2 e 5, o conteúdo programático para o cargo de Especialista em Experiência do Usuário (UX). Também foi incluído mais um critério de desempate no concurso.
Vagas do concurso do Ministério da Economia
O edital do concurso Ministério da Economia oferece 350 vagas temporárias. O documento foi publicado em agosto e abre chances para atividades técnicas de complexidade gerencial. Veja, abaixo, a distribuição das vagas por cargos:
- Especialista em gestão de projetos – 50 vagas;
- Especialista em experiência do usuário (UX) – 50 vagas; e
- Especialista em desenvolvimento de software – 50 vagas;
- Especialista em ciência de dados – 50 vagas;
- Especialista em infraestrutura de Tecnologia da Informação-TI – 50 vagas;
- Especialista em segurança da informação e proteção de dados – 50 vagas;
- Especialista em análise de processos de negócios – 50 vagas.
É necessário ter nível superior em Informática ou Computação ou graduação em qualquer área de formação para concorrer ao concurso do Ministério da Economia. Além disso, também é necessário que os candidatos tenham pós-graduação em Informática ou Computação e experiência profissional superior a cinco anos ou título de mestrado ou doutorado na área.
O contratos terão duração de, no máximo, quatro anos. A remuneração será de R$ 8.300, para jornada de 40 horas.
Provas objetivas concurso Ministério da Economia
As provas objetivas estão previstas para o dia 11 de outubro, em horário e local que serão divulgados no dia 30 de setembro. A avaliação será composta de 120 questões no modelo tradicional de “certo” e “errado” do Cebraspe.
Os exames terão 70 perguntas de Conhecimentos Específicos e 50 de Conhecimentos Gerais, as disciplinas são as seguintes:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico; e
- Língua Inglesa.
Para mais informações, acesse: Edital Ministério da Economia 2020 – retificado
Veja também: Concurso IBGE com mais de 208 mil vagas é confirmado para 2021; Vagas de níveis fundamental e médio