Concurso Bombeiros com 3.000 vagas de nível médio sai em outubro

O edital deverá ser publicado em outubro com a oferta de 3 mil vagas para soldados. Oportunidades para ambos os sexos e é necessário ter mais de 18 anos.



O novo concurso Bombeiros RJ para temporários está confirmado! Isso porque o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) sancionou a lei que institui o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV). A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 29.

Dessa forma, o Rio de Janeiro é o primeiro estado brasileiro a permitir temporários em seu quadro funcional. O edital do concurso deverá ser publicado em outubro, com a oferta de 3 mil vagas para soldados. De acordo com a Lei, o número de temporários na corporação não pode passar de 15% do total efetivo.

Sobre o concurso CBMERJ

O concurso Bombeiros RJ para temporários abrirá oportunidades para ambos os sexos e é necessário ter mais de 18 anos para concorrer. As mulheres terão direito a 30% das vagas disponíveis. A idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos, já para ser oficial temporário é necessário ter 35 anos.

  • Praça temporário – idade máxima de 25 anos
  • Oficial temporário – idade máxima de 35 anos

Os requisitos, como o grau de escolaridade, para ingresso em cada área de atuação do CBMERJ ainda serão divulgados no edital. Porém, o próximo concurso, prevê oportunidades para o nível médio.

No segundo ano de serviço, tanto os praças temporários como os oficiais temporários terão ganhos similares, mas não superiores, a um bombeiro militar de carreira de mesma classe ou nível e escala hierárquica.

Contratos de até oito anos

Os contratos terão validade de 12 meses, podendo haver prorrogação por até oito anos. Os militares temporários não terão direito à estabilidade e, depois de serem desligados, vão passar a compor a reserva não remunerada da CBMERJ.

A Lei aprovada determina a realização de concurso público para o quadro de oficiais no prazo de até três anos, e ainda estabelece que os concursados excedentes possam ser chamados para o serviço após o término do Regime de Recuperação Fiscal do Estado.

Para mais informações, acesse a Lei nº 9027 sobre o concurso CBMERJ

Veja também: Bolsonaro descarta privatização e concurso Banco do Brasil continua previsto




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário