Existem vários opções de empréstimos disponíveis no mercado, como o refinanciamento de veículo. Nessa modalidade de crédito, o interessado deve permitir que o veículo seja utilizado como garantia no ato da contratação do empréstimo.
Em relação a quantia a ser emprestada, será proporcional ao valor do veículo colocado como garantia. O crédito pode variar entre 50% a 90% do valor do carro, moto ou caminhão. Além disso, quanto mais novo for o veículo, menor será a taxa de juros cobrada.
Para contratação desse tipo de empréstimo, primeiro o banco fará uma análise de crédito do cliente. Entretanto, é importante destacar que esse serviço geralmente também pode ser liberado para negativados. Após a aprovação, o veículo será inspecionado.
Nessa etapa é feita uma análise do histórico do veículo para verificar, por exemplo, se não há financiamento ou multas pendentes. Em seguida é realizada uma vistoria física ou online, para constatar se o o mesmo está em boas condições.
Quais veículos são aceitos?
Qualquer veículo, como moto, carro ou caminhão, pode ser usado como garantia. Entretanto, desde que atenda aos seguintes requisitos abaixo:
- Estar em bom estado de conservação e funcionamento;
- Estar em nome do tomador do empréstimo;
- Estar com pelo menos 50% do valor quitado;
- Será feita uma vistoria do veículo para avaliar qual seu real valor como garantia.
Vantagens de desvantagens
Um dos principais benefício do empréstimo com garantia de veículo é que para solicitar o serviço, é necessário apresentar apenas documentos básicos. Isso torna o processo de aprovação menos burocrático, e acelera a análise de crédito. Além disso, as taxas de juros podem ser bem menores. Isso porque o banco terá uma garantia física antes de conceder o crédito.
Já em relação as desvantagens, o principal aspecto é o fato de o cliente não poder vender o veículo em situações de emergência, já que será propriedade da instituição financeira. Outro ponto negativo é que caso haja atraso no pagamento das prestações do contrato, o banco poderá tomar o veículo como forma de pagamento pelo empréstimo.
Vale a pena contratar empréstimo com garantia?
O crédito com garantia de bens pode ter taxas mais baixas. Ou seja, o cliente pode pegar menos pelo empréstimo devido a redução de juros nas prestações. Entretanto, caso não consiga pagar as parcelas, o bem pode ser tomado pelo banco.
Já no empréstimo sem garantia, o cliente não tem a preocupação de perder o bem em caso de inadimplência. Contudo, a instituição financeira pode cobrar juros mais altos. Na prática, o valor total do empréstimo a ser pago é maior.
Leia também: Nubank: Saiba porque o limite do empréstimo é alto e do cartão de crédito baixo