Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram o ano com a expectativa de que seu 13º salário seja antecipado em 2021. A medida foi adotada no ano passado e ajudou muitas famílias durante a pandemia do novo coronavírus.
O governo federal já sinalizou que está avaliando essa possibilidade, assim como também estuda o pagamento de abonos salariais. O plano é liberar a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas em fevereiro e a segunda em março. O pagamento do abono salarial deve seguir o mesmo cronograma.
Em 2020, a medida foi adotada assim que a pandemia teve início, como forma de reduzir os impactos da crise sanitária na vida das famílias brasileiras e na economia do país. Em 2021, o crescente número de infectados pelo coronavírus soma-se ao fim do auxílio emergencial.
Cuidado com a antecipação
Apesar de ser motivo de grande alívio imediato, é importante lembrar que se trata de uma antecipação. Ou seja, o dinheiro liberado agora não será liberado novamente no final do ano.
Também vale lembrar que o 13º salário de aposentados e pensionistas não é um dinheiro extra como o auxílio emergencial, e sim um direito dos beneficiários do INSS.
No ano passado, muitos segurados se esqueceram da antecipação e esperaram novos pagamentos no fim do ano. Com isso, várias famílias ficaram desemparadas e sem renda.
Outro aviso, desta vez especial para os aposentados, é ter cuidado com empréstimos em nome de terceiros, principalmente com empréstimos consignados. Pesquisas mostram que esse é o maior motivo de endividamento por parte desse público, que se atrai pelas promessas de juros baixos atrelados ao desconto em folha. Por isso, lembre-se que você terá que viver com menos enquanto paga a dívida.
14º salário do INSS
Esse assunto tem gerado muitos boatos, mas o fato é que ainda não há nenhuma confirmação oficial sobre a liberação de um 14º salário para beneficiários de INSS. Embora não haja nenhuma definição, ainda existe a possibilidade de que ele seja criado.
No momento, os projetos que abordam o tema seguem parados do Congresso, aumentando as expectativas dos beneficiários da Previdência Social.
Leia mais: INSS: É possível sacar aposentadoria de quem morreu? Veja o que acontece