A Caixa Econômica Federal oferece aos trabalhadores uma nova ferramenta para sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com mais conforto, comodidade, agilidade e segurança, o beneficiário não precisa sair de casa para resgatar o dinheiro.
Isso porque tudo acontece de maneira 100% digital. Basta acessar o aplicativo FGTS, consultar os valores que foram liberados por alguma das modalidades disponíveis e dar início à solicitação de saque. Para isso, o trabalhador precisa informar ao banco uma conta de sua titularidade, independente da instituição.
Quem pode optar pelo saque digital do FGTS?
A funcionalidade é destinada para todos os cidadãos que se enquadram em uma das modalidades de saque do FGTS previstas em lei e, ademais, possuam valor liberado para retirada. Veja algumas situações a seguir:
- Demissão sem justa causa pelo empregador,
- Término do contrato por prazo determinado;
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Aposentadoria;
- Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador;
- Suspensão do Trabalho Avulso;
- Falecimento do trabalhador;
- Idade igual ou superior a 70 anos;
- Portador de HIV – SIDA/AIDS (trabalhador ou dependente);
- Neoplasia maligna (trabalhador ou dependente);
- Estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente);
- Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
- Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional;
- Entre outras situações.
Como é feito o saque digital do FGTS?
O primeiro passo é fazer o download do Aplicativo FGTS no aparelho celular ou dispositivo com um dos seguintes sistemas instalados: Android ou iOS. Em seguida, o trabalhador deve logar na plataforma utilizando seus dados pessoais para conferir os valores disponíveis para saque.
Então, a partir daí, basta ele indicar uma conta na Caixa ou em qualquer instituição bancária para receber os recursos. Tudo sem a cobrança de qualquer custo adicional pela operação. O dinheiro ficará disponível contados 5 dias úteis após a realização da transferência.
Pelo Aplicativo FGTS, o trabalhador pode ainda fazer upload de documentos (quando necessário), além de acompanhar em tempo real todas as etapas de saque do dinheiro, desde a solicitação à liberação das quantias para resgate.
Leia ainda: Caixa vai liberar novo crédito de R$ 100 a R$ 1.000; Veja como funciona