Trabalhadores nascidos em fevereiro têm até a próxima sexta-feira, 26, para solicitar adesão à modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Caso contrário, o resgate do dinheiro ficará disponível apenas a partir de 2022. Aniversariantes de janeiro tiveram até o dia 31 do respectivo mês para optar pela modalidade.
A Caixa Econômica Federal já divulgou, inclusive, o calendário FGTS 2021 via saque-aniversário. O prazo para resgate do dinheiro tem início no primeiro dia útil do mês de aniversário do beneficiário e vai até o último dia útil do segundo mês subsequente.
Veja o exemplo: quem nasceu em 10 de fevereiro poderá retirar a parcela do saque-aniversário até o dia 30 de abril. Já quem faz aniversário em março, independente do dia, a data limite para resgate do recurso é 31 de junho, e assim por diante.
Valores não sacados retornam automaticamente à conta vinculada ao FGTS depois da data limite de saque. Segundo a Caixa, cerca de 9,7 milhões de trabalhadores que optaram pela modalidade devem efetuar o saque em 2021.
Confira o calendário saque-aniversário divulgado pela Caixa Econômica Federal, instituição encarregada pelos repasses:
- Janeiro: de janeiro a 31 de março;
- Fevereiro: de fevereiro a 30 de abril;
- Março: de março a 31 de maio;
- Abril: de abril a 31 de junho;
- Maio: de maio a 30 de julho;
- Junho: de junho a 31 de agosto;
- Julho: de julho a 30 de setembro;
- Agosto: de agosto a 29 de outubro;
- Setembro: de setembro a 30 de novembro;
- Outubro: de outubro a 31 de dezembro;
- Novembro: de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022.
- Dezembro: de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.
Nota: mesmo com as datas pré-fixadas, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário deve consultar com antecedência o horário de funcionamento das agências Caixa mais próximas, sobretudo na referida data de resgate do benefício.
Leia ainda: Contra crise, Caixa oferecerá empréstimos facilitados neste estado; Confira