INSS: Confira 3 novidades no pagamento de aposentadorias e pensões

Medidas tem como objetivo garantir a manutenção da renda para os cidadãos da melhor idade diante do aumento da pandemia no país.



Em razão do recrudescimento da pandemia, o governo federal estuda a criação de algumas medidas de recuperação econômica. A ideia é garantir a manutenção da renda para os cidadãos, sobretudo quem é segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além do retorno de novos pagamentos do auxílio emergencial, Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e antecipação do abono salarial PIS/Pasep, existe também a previsão de 3 novas medidas voltadas para aposentados e pensionistas.

São elas: antecipação do 13 salário do INSS, aumento da margem consignável para empréstimos realizados por segurados da autarquia, além do pagamento do 14º salário. Confira a seguir o andamento de cada uma das propostas!

  1. Antecipação 13º salário do INSS: já recebeu a confirmação dos pagamentos pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A previsão é de que a primeira parcela saia em abri e a segunda em maio, assim como aconteceu em 2020.
  2. Aumento do limite de empréstimo consignado: teve a medida provisória que aumenta de 35% para 40% a margem do empréstimo consignado. A mesma atitude foi adotada no ano passado, porém, o governo decidiu prorrogar a iniciativa até 31 de dezembro de 2021.
  3. Pagamento do 14º salário: presente no Projeto de Lei n° 3.657/20, o texto ainda segue em discussão no Congresso, porém, ele ainda não chegou a ser votado. A expectativa é de que medida seja colocada em pauta a partir do segundo semestre.

Leia ainda: Guedes libera 13° do INSS para aposentados e pensionistas em 2021




Voltar ao topo

Deixe um comentário