O ano era 2014. Na ocasião, o Facebook pagou a “bagatela” de US$ 19 bilhões para comprar a plataforma de mensagens instantâneas, o WhatsApp. Desde então, investidores se perguntam como a empresa tem lucrado com a aquisição, sobretudo após ela ter desistido de um plano controverso envolvendo a venda de anúncios via aplicativo.
Para acabar com as dúvidas, o Facebook divulgou nesta quarta-feira detalhes sobre como vem lucrando com o WhatsApp. Basicamente, o método utilizado tem sido o impulsionamento de anúncios em outras mídias sociais, como o Instagram, por exemplo.
Isso porque, desde 2017, as empresas que recorrem ao WhatsApp – seja para se relacionar com o cliente ou realizar transações – podem realizar anúncios no Facebook e Instagram e, a partir disso, conectar o consumidor ao aplicativo de mensagens, na opção “clique para acessar o WhatsApp”.
Anúncios diretamente pelo WhatsApp
Outra novidade recém-divulgada promete melhorar a opção de venda entre mídias. De acordo com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a empresa se prepara para lançar um novo recurso que permite a divulgação de anúncios diretamente do aplicativo WhatsApp Business, tornando o processo de compra mais simples.
“Para muitas pessoas, o comércio online é menos sobre sites e lojas e mais sobre mensagens”, declarou Zuckerberg. “O próximo passo é tornar mais fácil para as empresas adotarem todos esses serviços e dar a elas as ferramentas que possam lidar com mensagens e relacionamento com o cliente.”
A nova funcionalidade demonstra que o Facebook está mudando seus planos ao oferecer a possibilidade de anúncios diretamente no WhatsApp. Por este modelo de venda, a potencial receita virá, provavelmente, de pagamentos e comércio eletrônico.
“Quero deixar claro – temos um longo caminho a percorrer para construir uma plataforma de comércio com recursos completos em nossos serviços, e esta é uma jornada de vários anos, mas estou muito empenhado em chegar lá”, complementou Zuckerberg.
Lucros do Facebook no primeiro trimestre de 2021
O CEO do Facebook também divulgou alguns detalhes relacionados aos lucros da plataforma de relacionamento virtual. Em vendas totais de publicidade, só no primeiro trimestre de 2021, os ganhos foram de US$ 25,4 bilhões, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado.
O registro de lucro por ação chegou a marca de US$ 3,30, um aumento de 93% ano a ano sobre a receita de aproximadamente US$ 26,2 bilhões. O saldo, inclusive, ficou acima da projeção feita por analistas da Wall Street, que previam uma receita de US$ 23,7 bilhões.
Apesar dos problemas enfrentados durante o primeiro trimestre, como o tumulto no Capitólio em 6 de janeiro, que levantou questionamentos sobre desinformação e preocupação com privacidade, o Facebook vem obtendo bons resultados de mercado. As ações da empresa, por exemplo, tiveram aumento de quase 6% no pregão da última quarta-feira.
Leia ainda: WhatsApp pode liberar função de mensagens que se autodestroem em 24 horas; Entenda