Caso mantenha a tradição de lançar concursos ao final do primeiro semestre de cada ano, o Ministério das Relações Exteriores pode divulgar o edital do Concurso para Diplomata 2017 até o início do próximo semestre (julho de 2017).
O concurso exige graduação em qualquer área, porém, devido ao grande número de inscritos e alto nível de preparação, o interessado na carreira diplomática carece de excelência na preparação. Até porque os candidatos serão avaliados mediante três etapas complexas.
A primeira etapa, aplicada em todas as capitais do país, é composta por provas objetivas de 73 questões de Noções de Direito Público, Direito Internacional Público, Noções de Economia, Línguas Portuguesa e Inglesa, Histórias do Brasil e Mundial, Geografia e Política Internacional.
Na segunda fase, serão aplicadas redação e dois exercícios discursivos. A última etapa submeterá os candidatos à cinco avaliações discursivas de Direito Internacional Público, Noções de Direito e Economia, História do Brasil, Geografia e Política Internacional, Língua Inglesa; além de teste objetivo de Francês e Espanhol.
Os aprovados passarão, ainda, pelo Curso de Formação no Instituto Rio Branco, sediado em Brasília. Vale lembrar que, além dos salários e benefícios incluídos na carreira diplomática, estes servidores são contratados via regime estatuário.