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Clientes podem ter cartões de crédito cancelados

Inadimplência, inatividade, suspeita de fraudes e outros motivos podem gerar cancelamento da conta. Nos últimos dois anos, o Banco Central relatou que existiam mais de 120 milhões de cartões de crédito no Brasil.



Conseguir ter um cartão de crédito aprovado tem ficado cada dia mais fácil. Isso, se o cliente não possuir graves restrições em seu CPF ou alguma condição que dificulte a aprovação de crédito. Contudo, mesmo com tantas facilidades, manter um cartão pode ser o maior desafio. As instituições financeiras também podem cancelar cartões em algumas circunstâncias.

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Nos últimos dois anos, o Banco Central relatou que existiam mais de 120 milhões de cartões de crédito no Brasil. Some este número ao alto índice de inadimplência, desemprego e à pandemia. É possível deduzir que parte dos consumidores encontra dificuldades em manter as contas em dia.

Cerca de 67% da população encontra-se com alguma pendência financeira. O mau uso do cartão de crédito é um dos principais vilões. Ele é responsável por quase 80% das famílias com dívidas.

Cancelamento de cartões

Devido à inadimplência, alguns bancos iniciaram um processo de cancelamento de cartões com contas em atraso. Em especial as Fintechs ou agências digitais, adotaram essa política.

Caso o cliente esteja com restrições no CPF, o cartão também corre risco de ser cancelado. O Nubank, diante da inatividade da conta durante o período de um ano, realiza o cancelamento automático do “roxinho”. Falta de depósitos, transferências e de criação de boletos também podem indicar inatividade.

Correntistas de instituições financeiras como Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard também relataram cancelamento. As unidades foram canceladas após um período de inatividade.

Existe outra situação comum de cancelamento, que vai além da inadimplência ou da inatividade do cartão. Ela se dá quando a instituição financeira identifica algum tipo de fraude. Como um cartão clonado, criado em nome de terceiro ou realizado por meio de dados roubados, por exemplo.

Aqui vale destacar que quando é identificada uma movimentação suspeita, a empresa gera notificações. Os bancos digitais têm como prática primeiro acionar o correntista e realizar a verificação da veracidade das transações. Por esse motivo, o cancelamento não ocorre de imediato.

Vale ficar de olho nos dados de cadastro. Este é outro motivo menos frequente, mas que também pode acarretar o encerramento da conta e do cartão de crédito. Mantenha as informações pessoais sempre atualizadas junto ao banco.

Além disso, o descumprimento das regras e dos termos de uso também podem gerar o cancelamento. 

As instituições financeiras recomendam que o cliente faça movimentações e transações regulares. Além disso, mantenha o pagamento das faturas em dia. Essas práticas evitam transtornos referentes à conta e ao tão desejado cartão de crédito.




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