Aguardado desde sua autorização em 2015, o concurso para provimento de vagas no quadro de servidores na Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC) deve, finalmente, acontecer no segundo semestre de 2017. De acordo com a defensora-geral Roberta Carminha Melo, a primeira fase do certame deverá acontecer em outubro deste ano, possibilitando que os aprovados tomem posse até fevereiro do ano que vem.
O certame deverá ofertar 15 vagas para o cargo de defensor público, com lotação nas cidades do interior do Estado, o que também permitirá a implantação de novos núcleos de atendimento ao cidadão.
Para concorrer às vagas, o candidato terá como requisito a conclusão de bacharelado em Direito (em instituição reconhecida pelo MEC), além de registro válido na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O DPE-AC realizou seu último concurso público em 2012, sob a organização do Cespe/Unb. Na época, foram disponibilizadas 12 vagas para defensor. Os candidatos passaram por provas objetivas compostas por 100 questões que abordaram as diversas áreas do Direito e Legislação, além de provas discursivas (peça processual cível e três questões) e, finalmente, prova oral. A remuneração inicial dos aprovados foi de R$ 9.600,00.