scorecardresearch ghost pixel



Home office: acidente de trabalho em casa existe?

O home office se tornou uma grande realidade para muitos brasileiros. E conhecer os direitos quanto aos acidentes de trabalho é essencial.



A pandemia da Covid-19 trouxe uma grande mudança na forma de trabalhar. Muitas vagas remotas foram criadas e essa se tornou uma opção de trabalho para muitos brasileiros. Mas, no home office é possível ter um acidente de trabalho? O que é considerado nesses casos?

Leia mais: Seguro-desemprego vai ter parcelas de até R$ 2,1 mil

Assim como no trabalho presencial, algumas doenças ocupacionais são consideradas também para os trabalhadores que exercem as atividades de casa. Ou seja, algumas situações são sim consideradas acidente de trabalho e saber disso é uma forma de garantir os direitos dos trabalhadores.

Home office

O acidente de trabalho é qualquer acidente que acontece com o trabalhador enquanto ele está a serviço das empresas. Por exemplo, quando ele sobre alguma lesão nas mãos, braços, coluna. Tudo depende das atividades realizadas.

Ou seja, até mesmo as lesões por esforço repetitivo podem ser consideradas acidente de trabalho.
Assim, são considerados acidente de trabalho independentemente de onde o trabalhador esteja atuando. Seja em casa ou na empresa, desde que a situação seja comprovada por meio de laudo médico.

Depressão, ansiedade e algumas síndromes também são doenças consideradas acidente de trabalho. Assim, cada caso é considerado individualmente pela Justiça, já que não existe uma lista pré-definida das doenças.

Em linhas gerais, qualquer situação envolvendo a saúde do trabalhador durante o trabalho pode configurar acidente, mesmo no home office. Dessa forma, mesmo que o trabalhador esteja em casa ele continua sendo uma obrigação da empresa durante o horário de expediente.

A recomendação para que as empresas garantam mais segurança também no home office é por meio de instruções aos funcionários, assim como aconteceria no ambiente presencial. Outra dica é fazer com que o ambiente em casa seja o mais parecido possível que nas empresas, com condições ideias e não apenas improvisadas.

A exemplo das cadeiras, teclado, descanso de pés e outros itens ergonômicos que vão muito além do simples conforto.
Assim, qualquer acidente precisa ser comunicado à empresa pela Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).




Voltar ao topo

Deixe um comentário