7 alimentos que devem ser mantidos longe do micro-ondas

Em razão da alta temperatura do aparelho, certos tipos de comidas acabam perdendo qualidade, sabor e até mesmo nutrientes.



O micro-ondas é um dos eletrodomésticos que mais facilitam o cotidiano das pessoas na cozinha. Basicamente, ele ajuda a descongelar e esquentar alimentos, além de ser uma mão na roda quando o assunto são preparos de pratos deliciosos.

Leia mais: Utilize o micro-ondas para descascar alho sem deixar cheiro nas mãos

Mas você sabia que existem determinados tipos de comidas que não devem parar de jeito nenhum dentro do micro-ondas. O que acontece é que, em razão da alta temperatura do aparelho, o alimento acaba perdendo qualidade, sabor e até mesmo nutrientes. Confira quais são eles a seguir!

7 alimentos que são levados de forma errada ao micro-ondas

  1. Arroz: o primeiro da lista, o alimento perde muitos nutrientes quando exposto a altas temperaturas – como no caso do micro-ondas, em que a quentura é sempre uniforme. Por isso, o ideal é cozinhá-lo em água fervente e na panela.
  2. Carnes: muitas pessoas ficam em dúvida se é correto preparar carne no micro-ondas. A resposta é não, pois, quando colocado a uma temperatura muito elevada, o alimento irá secar e perder todo seu valor proteico.
  3. Leite: evite esquentar o leite no micro-ondas se não quiser perder cerca de 42% dos nutrientes, dentre eles as vitaminas do complexo B12.
  4. Brócolis: Quando cozido no eletrodoméstico, o brócolis perde até 97% da sua função antioxidante, enquanto cozinhá-lo na panela com água resulta em uma perda de apenas 11%. O mais correto é prepará-lo a vapor.
  5. Manteiga ou margarina: se você derreter margarina ou manteiga no micro-ondas, saiba que o alimento perderá todo o seu valor nutricional.
  6. Alimentos cítricos: evite aquecer ou cozinhar alimentos cítricos para não perder toda a vitamina C.
  7. Pipoca: o último item envolve a substância presente nas pipocas de micro-ondas. Nelas, existe um ingrediente conhecido como PFOA, que atrapalha o sistema endócrino e prejudica a produção de hormônios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário