O governo federal estabeleceu um prazo máximo para que os trabalhadores recebam o lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com as regras, cada conta vinculada em nome do trabalhador terá direito ao depósito de parte da distribuição dos rendimentos do fundo.
Leia mais: Auxílio Brasil, Vale-gás, Abono PIS/Pasep, FGTS e INSS: Confira todos os pagamentos desta semana
Anualmente, o governo utiliza o saldo do FGTS para financiar obras e outras ações. Como forma de remunerar esse “empréstimo”, oferece-se então o lucro do FGTS. O acesso aos recursos este ano será para os trabalhadores que tinham saldo positivo no FGTS na data de 31 de dezembro de 2021.
Qual será o valor pago?
Ainda não foram divulgados os valores referentes ao lucro do FGTS. O cálculo vai levar em conta a arrecadação do ano passado e o valor que havia em conta vinculada de cada trabalhador.
Em 2021, foram distribuídos R$ 8,129 bilhões, quantitativo acumulado de 2020. Em suma, o valor representa 96% do total obtido, que foi de R$ 8,468 bilhões.
Quando será pago o lucro do FGTS em 2022?
Conforme traz a Lei 13.446/17, encarregada de comandar a correção do FGTS, o Conselho Curador do Fundo deve realizar os pagamentos do lucro do FGTS até o dia 31 de agosto de 2022.
No ano passado, os valores começaram a ser liberados no dia 17 de agosto. As consultas ficaram disponíveis via aplicativo do FGTS, disponível em todas as plataformas digitais.