A busca de empresários por franquias com bom retorno aumentou significativamente nos últimos meses, impulsionada especialmente pela crise causada pela pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado cresceu 48,4% até o segundo trimestre de 2021, o que ilustra a procura por marcas já consolidadas.
Leia mais: 3 ótimas opções de franquias de espetinhos para você abrir a sua
O faturamento das franquias chegou a R$ 41,1 bilhões no período, tornando-as uma boa opção de investimento para 2022. Para quem busca uma empresa forte e que dispensa apresentações, abrir uma unidade do McDonald’s é uma boa ideia.
A companha é a maior cadeia mundial de fast food do mundo, presente em 119 países, incluindo o Brasil. Por aqui, são mais de 2 mil lojas em 22 estados e no Distrito Federal.
Custos para abrir uma franquia do McDonald’s
Para ser um franqueado do McDonalds, o interessado precisa pagar uma licença inicial no valor de R$ 250 mil. Outros investimentos exigidos podem variar entre R$ 1,6 milhão e R$ 2,5 milhões, ou seja, um montante bastante significativo.
No segundo trimestre do ano passado, a companhia obteve lucro líquido de US$ 2,219 bilhões, quatro vezes acima que o apurado um ano antes, resultado da retomada econômica no pós-pandemia.
A rede tem operações no Brasil desde 1979, quando abriu sua primeira loja no Rio de Janeiro. Do total de mais 2 mil unidades em funcionamento no país, 1.539 são próprias e outra são 990 franqueadas. Somente em 2020, seus 76 novos restaurantes abertos registraram faturamento de US$ 862,7 milhões (R$ 4,8 bilhões).