O micro-ondas talvez seja o aparelho mais versátil e prático que as pessoas podem ter em sua cozinha. As utilidades desse eletrodoméstico vão desde aquecer alimentos frios, preparar bolos, pipocas e até descascar alho ou amolecer alguns produtos específicos. Embora até a água possa ser aquecida de forma rápida no micro-ondas, existem alimentos que não devem ser colocados dentro do aparelho.
Veja também: Pão de queijo no liquidificador: aprenda essa receita incrível
Mesmo diante das advertências, várias pessoas insistem em colocar alguns alimentos proibidos para esquentar no micro-ondas. A prática é contraindicada, já que pode fazer com que alguns ingredientes percam seus nutrientes. Além disso, existem alguns produtos que podem até liberar substâncias cancerígenas.
Nunca coloque os seguintes alimentos dentro do micro-ondas
Abaixo você confere uma lista com os alimentos que devem passar bem longe do seu micro-ondas.
1 – Arroz
O arroz deve sempre ser cozido em água de modo comum, do contrário ele perderá todos os nutrientes importantes. O que ocorre é que a temperatura alta e uniforme do micro-ondas prejudica o processo. O arroz precisa de calor moderado e vá aumentando aos poucos.
2 – Manteiga e margarina
Embora seja bem comum amolecer a manteiga ou a margarina no micro-ondas, essa prática não é aconselhada. Isso faz com que esses ingredientes percam seus ganhos proteicos.
3 – Pipoca
Como assim? Pois é, a pipoca não é o melhor produto para esquentar no micro-ondas. Ela conta com ácido perfluorooctanóico (PFOA) e impacta diretamente na produção de hormônios do organismo.
4 – Carne
Como a temperatura do micro-ondas é bastante alta, a carne acaba perdendo seu valor proteico.
5 – Frutas cítricas
A vitamina C praticamente vai embora quando os alimentos cítricos são aquecidos, seja no micro-ondas ou não.
6 – Brócolis
Até 97% de antioxidantes são perdidos quando os brócolis são aquecidos em micro-ondas. Se o aquecimento for em água, a perda é de 11%.
7 – Leite
Se for aquecido no micro-ondas, o leite pode perder cerca de 40% de seus nutrientes. A vitamina B12 presente no leite se perde completamente no processo.