Você já deve ter ouvido falar que “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Em outras palavras, quando as vantagens são demais e fora do comum, é melhor colocar um pé atrás, quem sabe até colocar os dois pés atrás.
Veja também: 5 alimentos que ajudam a hidratar o corpo
É o que acontece com algumas receitas de chás que prometem ser milagrosas e conquistar feitos difíceis de um jeito fácil. O maior exemplo entre todos, talvez esteja nos chás que prometem emagrecimento definitivo, fácil e rápido.
Imagina só o que seria das cirurgias bariátricas se um simples chá fosse capaz de fazer qualquer um perder vários quilos sem esforço. Pois é, está na cara que a promessa é bem maior do que a realidade.
O problema está nos exageros e em alguns produtos que podem ser perigosos para a saúde. Não é raro ouvir falar de pessoas que apresentaram problemas graves após tentar receitas milagrosas. Por isso, é melhor ter cuidado.
Chá “50 ervas emagrecedoras” foi proibido
Recentemente, o chá chamado de “50 ervas emagrecedoras”, que está proibido no Brasil desde 2020, causou a morte de uma mulher de 42 anos. O chá seria um dos causadores da hepatite (inflamação no fígado) que obrigou a mulher a procurar por um transplante do órgão e acabou falecendo. Portanto, o assunto é sério e merece atenção.
Sempre antes de buscar uma saída aparentemente milagrosa, entenda o que está por trás daquele produto. Veja os comentários reais, procure informações e, sobretudo, busque a orientação de algum profissional.
Mesmo se for natural, pode ser perigoso
Ainda que o produto ostente a palavra “natural” estampada no rótulo, tenha cautela. Não é porque um chá é natural que ele não pode causar mal algum. A quantidade de insumos naturais perigosos é maior do que a quantidade daqueles que são benéficos.
Busque as saídas comprovadamente eficazes para o problema. Se você precisa perder peso, existem diversos métodos que funcionam e são seguros. Contudo, nenhum deles será fácil de ser seguido, embora existam estratégias para garantir o funcionamento.