Posso passar perfume no meu cachorro? Descubra a resposta

Entenda se é possível utilizar perfumes em cães e quais são os riscos que essa ação envolve para a saúde do animal. Veja o que fazer para garantir o bem-estar do pet.



Pode ser que em algum momento você já tenha pensado em espirrar um pouco de perfume em seu cachorro. Afinal, ainda bem em épocas de chuva e sem sol, o animal tende a ficar com um cheiro desagradável.

Veja também: Xixi de cachorro enferruja o portão: aprenda a afastar o problema

É comum que isso ocorra entre os cães e um bom banho periódico ajuda a resolver esse incômodo sem oferecer riscos ao animal. Aliás, é saudável para o cão tomar banhos com frequência adequada. Será que isso se aplica a perfumes também?

Posso passar perfume no meu cachorro?

A resposta mais simples a ser dada seria “não”, porém a verdade é que depende. No geral, não é indicado utilizar perfumes e fragrâncias artificiais nos pets. Isso pode causar danos aos pelos, à pele e deixar o animal extremamente irritado. Afinal, se o cheiro impacta forte no ser humano, imagina em um cachorro que tem o olfato bem mais sensível.

Então, os únicos perfumes que podem ser usados em cães são aqueles que foram desenvolvidos para isso. Trata-se de aromas testados e aprovados como seguros para que os animais consigam suportar sem sofrimento. Ainda assim, os especialistas alertam para ter máxima cautela e escolher marcas confiáveis.

Nunca utilize produtos cosméticos de seres humanos nos cães

Nunca, hipótese alguma, aplique perfume, xampu ou qualquer produto cosmético para humanos em seu animal de estimação. Esse procedimento é muito perigoso e pode causar danos graves ao seu pet.

Os perfumes caninos possuem pH adequado para não causarem danos. Além disso, os aromas são suaves e mais bem aceitos pelos cachorros do que as essências dos perfumes comuns. Por isso, os pets podem ter graves reações adversas com produtos errados; tais como:

  • Alergia;
  • Dermatite;
  • Problemas neurológicos;
  • Irritações;
  • Estresse;
  • Intoxicação;
  • Problemas gástricos.

Esses são apenas alguns exemplos do que pode acontecer com seu cão caso insista em utilizar perfumes humanos nele. Sempre consulte um veterinário antes de tomar qualquer atitude do gênero.




Voltar ao topo

Deixe um comentário