Os cães são muito conhecidos por serem companheiros dos seus tutores, ou o melhor amigo do homem, como tradicionalmente se fala. Mas essa parceria pode ser ainda maior do que imaginamos. Isso porque os cachorros possuem a capacidade de ajudar na identificação e também na superação de condições de saúde, é claro, desde que eles tenham o treinamento adequado para isso.
Leia mais: Cachorros podem comer o mesmo que os humanos: mito ou verdade?
É exatamente assim que surgem as “profissões” dos cães, situação em que eles são bem preparados e adestrados, ganhando assim o nome de cães de serviço. Veja a seguir as atividades que esses pets podem exercer.
Cão-guia
Com certeza você já ouviu falar desse tipo de serviço. Ele é muito comum para as pessoas que possuem alguma deficiência visual, sendo que esses cães guiam seus tutores pela casa, na rua e demais estabelecimentos.
Cães ouvintes
Possui certa semelhança com o cão-guia, com a diferença de que esse serviço é voltado para as pessoas que possuem deficiências auditivas. Esses cachorros são treinados para identificar e diferenciar determinados sons, avisando o seu tutor sobre o que está acontecendo.
Cães que oferecem suporte emocional
Esses cães são treinados para ajudar pessoas que possuem distúrbios psicológicos, a exemplo da ansiedade ou depressão. Mas vale a ressalva de que qualquer raça de cachorro é capaz de oferecer esse suporte emocional ao seu tutor.
Cães que facilitam a mobilidade
Existem também os cachorros que ajudam àqueles que possuem limitações físicas. Neste caso, eles podem abrir portas, carregar sacolas e até auxiliar no equilíbrio, mas para isso é necessário que o seu tutor esteja em pé.
Cães que previnem crises alérgicas
Os cachorros possuem um olfato muito aguçado e podem sentir e identificar qualquer tipo de aroma. Por isso, caso o seu tutor tenha alergia a alguma coisa, o cão pode identificar por meio de um treinamento e alertá-lo sobre a presença da substância.
Cachorros que alertam sobre diabetes
Esse tipo de serviço é oferecido para pessoas que possuem alterações contínuas dos níveis de glicose. Nesse caso, os cães são treinados para identificar as alterações da glicemia através do suor, podendo alertar seu tutor sobre a situação.