O café é uma das bebidas mais consumidas pela população mundial. Para se ter uma ideia, no Brasil, ele perde apenas para a água, que ocupa o primeiro lugar. O motivo para tamanho sucesso pode ser atribuído à cafeína, famosa substância que proporciona um efeito estimulante ao organismo.
Leia mais: Quais as vantagens do café e porque ele é melhor que os energéticos?
Dito isso, é importante ficar por dentro sobre as vantagens e desvantagens de tomar café. E um recente estudo feito pela American Heart Association pode contribuir um pouco mais para elucidar a seguinte questão: Afinal, café faz bem ou mal para a saúde?
Estudo aponta os efeitos do café no corpo
De acordo com uma pesquisa realizada pela American Heart Association, o consumo de café pode oferecer benefícios e malefícios para o corpo humano.
Participaram do estudo da Organização sem fins lucrativos 100 pessoas adultas, que passaram por diversas avaliações, como de sono, atividade física, nível de açúcar no sangue e ritmo cardíaco.
Na tentativa de entender os efeitos do café no corpo, os participantes tiveram que consumir a bebida ou evitá-la por dois dias consecutivos entre um intervalo de 14 dias. Partindo dessa premissa, os pesquisadores chegaram nos seguintes resultados quando houve um maior consumo de café:
- Menos sono: 36 minutos a menos por noite;
- Cada xícara de café a mais equivale a uma média de 600 passos a mais e 18 minutos a menos de sono;
- A glicose no sangue não sofreu alterações;
- 54% de aumento das contrações ventriculares prematuras (batimentos cardíacos anormais e adicionais);
- Menos casos de taquicardia supraventricular;
- Mais atividade física: mais de 1.000 passos por dia.
Quais os benefícios e malefícios do café para a saúde?
Como pode ser observado pela pesquisa, o consumo de café acabou sendo positivo para a prática de atividade física. De certa forma, ele contribuiu para estimular ainda mais o desejo de se movimentar e realizar exercícios. A longo prazo, isso pode ajudar na redução dos riscos de outras doenças, como câncer e diabetes.
Por outro lado, consumir café em grandes quantidades pode ser prejudicial para o sono, que, a longo prazo, pode dar origem a problemas neurológicos, psiquiátricos e cardíacos.
Portanto, com base nos dados apresentados, é difícil chegar a uma resposta definitiva sobre as consequências do café para o organismo. A verdade é que tudo vai depender de como se consome a bebida e quais efeitos esse hábito causa em cada indivíduo.