Auxílio-inclusão: saiba quem recebe o benefício de até R$ 606

O auxílio-inclusão é um benefício pago para quem já recebe o BPC e consegue um emprego formal. Entenda como solicitar o benefício sem sair de casa.



O benefício do auxílio-inclusão é pago para todos os beneficiários que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que conseguiram entrar para o mercado de trabalho. Ou seja, é uma maneira de estimular a independência dessas pessoas.

Leia mais: Benefício de R$ 1.212 do INSS é pago para novo grupo; Confira o calendário

O auxílio foi criado pelo governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, em outubro do ano passado. Desde então, o benefício pode ser solicitado por pessoas com deficiência e que recebam o BPC.

Auxílio-inclusão

Para ter direito ao auxílio-inclusão, os interessados precisam receber o BPC ou terem participado do quadro de beneficiários nos últimos cinco anos. Pelo programa é feito um repasse mensal de meio salário mínimo para as pessoas com deficiência que conseguirem uma oportunidade no mercado de trabalho.

Ou seja, é um incentivo para que essas pessoas busquem um emprego e se tornem cada vez mais independentes dos recursos do governo federal.

Pelo programa, os beneficiários garantem o recurso pelo período em que estiverem empregados. Para isso, a remuneração nas empresas tem que ser de até dois salários mínimos.

Outra exigência é que essas pessoas estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Os dados também precisam estar atualizados.

Para pedir o auxílio-inclusão é só entrar em contato pelos canais de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pelo site ou aplicativo, ou também por meio do telefone 135. Outra forma de pedir o benefício é por meio de atendimento presencial em alguma unidade do INSS.

Com o novo valor do salário mínimo, o auxílio-inclusão paga todos os meses R$ 606 para quem recebe o BPC e conseguiu um emprego formal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário