A Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal, vai analisar novamente os dados usados como base para a liberação do abono salarial PIS/Pasep dos trabalhadores. Com a revisão, cerca de 1,9 milhão de pessoas que não estavam na lista poderão receber o benefício.
Leia mais: Carnaval não é feriado e seu salário pode ser descontado
A decisão foi tomada após uma série de reclamações de pessoas que alegam ter direito aos repasses, mas não foram contempladas. O órgão afirma que o motivo do erro são inconsistências nas informações enviadas pelas empresas.
Em nota, a Dataprev disse que o objetivo é “garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”.
O resultado do novo processamento será divulgado no dia 16 de março, pelo portal Gov.br e aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Mais de 22,7 milhões de trabalhadores poderão sacar o abono salarial em 2022.
Abono salarial PIS/Pasep
Neste ano, o pagamento do benefício é referente ao ano-base 2020. Ou seja, somente quem exerceu atividade por pelo menos 30 dias naquele ano e cumpre as demais regras poderá sacar.
O abono tem valor de até um salário mínimo (R$ 1.212), calculado de forma proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base. O repasse do PIS para funcionários de empresas privadas é feito pelo Caixa, enquanto o Banco do Brasil cuida da liberação do Pasep para servidores públicos.