Os atrasados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são os valores acumulados desde a data em que o segurado fez o pedido ou a partir de quando cumpriu os requisitos para ter direito ao benefício. Assim, os aposentados também têm direito ao recebimento dos atrasados.
Leia mais: INSS: cada beneficiário pode receber até R$ 72.720 em nova lista de atrasados
A data de recebimento vai depender de dois fatores. Se o pedido foi feito diretamente ao INSS o valor é pago assim que os atrasados forem concedidos, já no primeiro pagamento do benefício. Mas se a pessoa entrou na Justiça, os valores atrasados só serão pagos por meio da Requisição de Pequeno Valor ou Precatório.
Atrasados do INSS
No caso dos pedidos feitos à Justiça, o pagamento dos atrasados do INSS só será feito depois de uma decisão do juiz. Nesses casos o segurado terá que ir ao banco e agência indicados no documento para receberem os valores. Os advogados responsáveis pelo processo devem comunicar os aposentados sobre as decisões.
E o dinheiro pode ser uma boa grana para os aposentados que ganharem o direito de recebimento na Justiça ou que tiverem os pedidos aprovados pelo INSS. Pode chegar a até 60 salários mínimos, ou seja, mais de R$ 72.700,00.
É preciso acompanhar o processo de perto, já que todos os meses são liberadas as quantias das requisições. Outro detalhe é que os atrasados do INSS não são pagos somente aos segurados, mas também aos herdeiros em casa de morte. Ou seja, eles têm direito ao recebimento dos valores em aberto.