O damasco é uma fruta semelhante ao pêssego, coberto com uma casca amarelada mesclando entre tons de vermelho ao laranja. Caracteriza-se por seu sabor mais ácido e sua polpa mais seca. A árvore do damasco chama-se damasqueiro e, não é uma fruta popular no Brasil. Costumamos encontrá-la em forma desidratada que é bem saborosa.
Veja também: Sementes do mamão podem ser ainda mais nutritivas do que a polpa
Propriedades nutricionais do damasco
A fruta apresenta boas quantidades nutricionais, sendo rico em vitaminas A e C, também, potássio e compostos antioxidantes. Desta forma, é considerado um alimento funcional, devido sua eficiência na prevenção de doenças e por proporcionar mais qualidade de vida.
Atenção às sementes do damasco
As sementes de damasco são boas para a saúde, mas devem ser consumidas de maneira bastante controlada. Isso porque têm um elemento denominado amigdalina, que, no organismo, transforma-se em cianeto (um veneno). Portanto, o excesso do consumo jamais deve acontecer.
Benefícios do damasco para saúde
Combate o envelhecimento precoce
É rico em substâncias antioxidantes que ajudam a melhorar o aspecto natural da pele. Isso acontece porque as moléculas presentes na fruta travam um embate contra as moléculas de radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Portanto, o damasco combate os radicais livres e auxilia na redução dos riscos de doenças como Alzheimer e Parkinson, além de fortalecer o sistema imunológico. Também evita alguns tipos de cânceres.
Melhora a saúde da visão
Suas propriedades de vitamina A promovem boa lubrificação aos olhos e melhoram a visão.
E suas concentrações de retinol e betacaroteno reduz os riscos de doenças como: ARMD neovascular, que é a degeneração macular que pode causar cegueira.
Promove boa digestão
Por ser rico em fibras, o damasco ajuda a melhorar a digestão. Pode diminuir episódios de prisão de ventre e, ainda, ajuda a manter em equilíbrio os níveis de açúcares no sangue, ou seja, previne a diabetes tipo 2.