Os seres vivos precisam de energia para se manterem metabolicamente ativos, ou seja: para que permaneçam vivos. As pessoas e os animais conseguem a energia necessária para a vida através de alimentos e líquidos. Da mesma maneira, os vegetais precisam se alimentar dos nutrientes que estão no solo, caso contrário eles não vão se desenvolver.
Veja também: 5 plantas aromáticas para afastar moscas, mosquitos e pulgas da sua casa
Exatamente pelo motivo apresentado acima, é preciso que sua horta esteja plantada em um terreno fértil e com boas condições de produção. Se você ainda é um iniciante na “agricultura residencial”, acalme-se, pois basta seguir a receita de adubo caseiro extraforte apresentada aqui para garantir boas hortaliças.
Primeiras dicas para criar uma horta produtiva em casa
A primeira coisa que deve ser levada em consideração é o local onde a horta estará localizada. Tendo as condições ideais e o adubo certo, suas plantas vão se desenvolver como nunca, contudo, nem sempre é possível ter o local mais adequado.
Afinal, uma boa horta precisa de exposição externa à luz solar, além de um local arejado e bem ventilado. No caso, a luz solar não deve incidir diretamente nos vegetais, para isso, o mais indicado é utilizar alguma tela de proteção. Esse dispositivo permite a circulação do ar ao mesmo tempo que filtra a luz que chega do sol.
Dessa maneira, as folhas e os legumes não serão queimados. A terra pode ter um revestimento de folhas secas por cima para ajudar a manter a umidade em dia.
Como fazer adubo extraforte para sua horta caseira
Fazer adubo extraforte de modo caseiro é bem simples e mais econômico do que você imagina. Para criar essa receita em casa, tudo o que você vai precisar é de tempo e os seguintes ingredientes:
- Restos de frutas e legumes, como casca e polpa – não utilize óleo, carnes, gordura, alimentos processados, cozidos e/ou industrializados;
- Cascas de ovos limpas;
- Borra de café passado (pode ter açúcar ou não);
- Folhas secas (caso tenha árvores em casa);
- Terra.
Como preparar
O ideal é ter um local para fazer a composteira orgânica em casa. Pode ser uma baia de concreto ou um buraco no jardim. Ali, serão depositados os restos de frutas, legumes, cascas de ovos e borra de café.
Sempre que jogar algum material orgânico na composteira, espalhe um pouquinho de terra por cima. Com uma pá, mecha o adubo uma vez a cada dois dias, pelo menos.
Se você produz muito material orgânico descartável, crie dois buracos ou duas baias, pois uma será destinada ao adubo pronto e a outra para o que está em processo de finalização. Depois de 15 dias, você já pode começar a misturar o adubo com a terra da horta e cobri-lo com folhas secas.
Jogue água pela manhã ou no fim da tarde, a menos que chova. Em poucos dias, sua horta estará começando a produzir muito.