Risco MÁXIMO: 3 piores alimentos que prejudicam o fígado

Conheça alguns alimentos que são prejudiciais para o fígado e podem gerar danos à saúde. Invista em uma dieta balanceada e diversa para melhorar a atividade orgânica do corpo.



O fígado compõe o grupo de órgãos vitais para o organismo. Na verdade, todos os tecidos do corpo são fundamentais para a saúde humana, porém danos no fígado podem levar a quadros gravíssimos de saúde. Não é à toa que a capacidade regenerativa dele é alta, ainda que seja limitada. Uma das formas de cuidar da saúde é evitar alimentos que sejam prejudiciais ao fígado.

Estamos falando de um órgão que está atrelado a mais de 500 funções orgânicas para o ser humano. Além disso, ele é responsável por extrair energia e nutrientes dos alimentos, além de filtrar e eliminar as toxinas que circulam no sangue. O fígado está intimamente ligado ao processo de metabolização da gordura. As informações são do site especializado em saúde Healthline.

Tipos de alimentos prejudiciais ao fígado

Como mencionado, a alimentação é a base de uma boa saúde para o corpo, bem como para o fígado. Portanto, mais do que ter uma dieta rica em bons nutrientes, o ideal é evitar os elementos prejudiciais. Conheça agora algumas comidas que precisam ser minimizadas na dieta diária.

1 – Açúcar e doces

Segundo indicações das autoridades mundiais, o consumo diário de açúcar não deve ser superior a seis colheres de sopa. Ainda assim, o ideal é evitar, já que diversos alimentos contêm moléculas de açúcar variadas, como frutas, pães, massas, carboidratos etc.

2 – Alimentos gordurosos

As gorduras saturadas e trans devem ser evitadas ao máximo. Entretanto, é importante consumir gordura saudável, como ômega 3 ou alguns derivados vegetais importantes. Suplemente a alimentação com azeite in natura, abacate e leguminosas. Carnes vermelhas costumam ter alto nível de gordura saturada e sobrecarregam o fígado.

3 – Sal

O excesso de sódio pode dar início a um quadro de fibrose hepática e faz com células de proteínas se acumulem no fígado. Isso pode gerar graves consequências para a saúde.

Lembre-se que essas são apenas algumas dicas genéricas. O ideal é sempre seguir as orientações de nutricionistas e profissionais especializados em nutrição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário